Festa folclórica, ao que tudo indica, encontrada somente no Espírito Santo, conta com um dos elementos folclóricos mais expressivos de noss...

Introdução

5/05/2000 , 0 Comentários


Festa folclórica, ao que tudo indica, encontrada somente no Espírito Santo, conta com um dos elementos folclóricos mais expressivos de nosso Estado: a banda de congo. No município da Serra ela se realiza ainda hoje no mês de dezembro. Seus primeiros registros são antigos, tendo sido observada por François Biard (1858), D. Pedro II (1860), D. Pedro Maria de Lacerda (1880 e 1886) e Padre Antunes de Siqueira (1893).

De maneira geral, a festa compreende duas etapas, que ocorrem em diferentes dias: a cortada e a puxada do mastro. A primeira consiste na escolha e preparação do mastro, que receberá a bandeira com a imagem do santo. A segunda — a puxada — realiza-se na véspera do dia do santo padroeiro do lugar, e reúne vários elementos: a bandeira é levada na frente; a barca, montada sobre um carro de bois; o mastro, carregado na barca; o povo — às centenas entre homens, mulheres e crianças — puxa a barca por uma corda ou simplesmente segue em volta desse conjunto, formando a procissão; atrás da barca vem a banda de congo com suas toadas. Chegada na igreja a procissão, retira-se do barco o mastro e com ele se dança animadamente sustentando-o nos braços e jogando-o para o alto ao som da banda. A festa é encerrada com a fincada do mastro na frente ou na lateral da igreja.


A Festa em Pitanga, município da Serra


As fotos apresentadas aqui são da Festa do Mastro realizada, em louvor a São Benedito, no mês de outubro do ano de 1953. É bastante semelhante àquela encontrada na sede do município.


---------
© 2000 Textos e imagens com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Maria Clara Medeiros Santos Neves, coordenadora do site ESTAÇÃO CAPIXABA, é museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada em Biblioteconomia pela UFMG, autora do projeto do Museu Vale e de diversas publicações. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :