A Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo foi concebida como veículo de divulgação de atividades da casa e da prod...

I - Instituição


A Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo foi concebida como veículo de divulgação de atividades da casa e da produção de seus sócios. Por imposição estatutária (que se manteve inalterada ao longo de todos os estatutos que regeram o funcionamento do IHGES), deve-se cingir à publicação de textos sobre a área de atuação da casa — História, Geografia e ciências afins, notadamente referentes ao Espírito Santo.

Esta preocupação ficou clara do pronunciamento de Carlos Xavier Paes Barreto, um dos idealizadores do IHGES, que por ocasião da quarta sessão negou-se a publicar o texto de um seu estudo sobre a formação da nacionalidade brasileira porque não se referia diretamente ao Estado.[ 1 ] Por outro lado não havia, nos primórdios (como aliás ainda hoje, forçoso reconhecer-se) uma preocupação estritamente científica com o conteúdo: o Proêmio do primeiro número revela o propósito de se tornar a publicação, embora só mais tarde, um "caudal de conhecimentos e informações úteis" por meio de trabalhos que, longe de se preocuparem com o valor científico e literário, antes revelassem a boa vontade dos autores "em auxiliar o tentamen da associação a que pertencem".[ 2 ]

_____________________________

NOTAS


[ 1 ] RHIGES,1/16.
[ 2 ] RIHGES,1/2.


[In Notícia do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Vitória: IHGES, 2003.]


---------
© 2003 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Getúlio [Marcos Pereira] Neves é sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Juiz de Direito e mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa.

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :