O fotógrafo nos anos de 1970. Nasceu em Santos, SP, a 16 de julho de 1914. Filho de Eduardo Rodriguez Perez, de Orense, Galícia, Espanh...

Isauro Rodrigues - Biografia

5/06/2004 , 0 Comentários

O fotógrafo nos anos de 1970.
O fotógrafo nos anos de 1970.

Nasceu em Santos, SP, a 16 de julho de 1914. Filho de Eduardo Rodriguez Perez, de Orense, Galícia, Espanha, e de Dolores Martins Rodriguez, da Ilha das Canárias, possessão espanhola. Na família eram oito filhos, sendo quatro homens e quatro mulheres: Francisco Amaro, Laura, Lídia, Manuel (Neco), Hilda, Eduardo, Isauro, Aida. Isauro foi o único dos filhos a seguir uma carreira, fazendo um curso técnico de Contabilidade.

Veio para Vitória aos 18 anos de idade trabalhar na CESMAG (Companhia Espírito-santense e Mineira de Armazéns Gerais) e mais tarde foi contratado pela CIEC (Comércio, Indústria e Engenharia Capichaba S.A.), logo no início de sua fundação, para organizar a sua contabilidade, vindo a aposentar-se nas duas empresas com mais de 50 anos de trabalho (1983), permanecendo, mesmo aposentado, na CIEC até o ano de 1989.

Apesar da timidez, Isauro Rodrigues tinha amigos fiéis entre os quais Léo Siqueira, Dr. José de Almeida Rebouças, Hugo Musso, Antônio Costa (proprietário do Barramar, em Barra do Jucu), José Macieira, Rubem Guarisco e de membros do Foto Clube do Espírito Santo (Nilton Pimenta, Pedro Fonseca, Magid Saadi, etc.).

Ele se envolveu com a fotografia bem cedo, e a primeira sede do Foto Clube foi em sua residência à rua Antônio Aguirre, no Centro de Vitória. Isso durou até o seu casamento, com D. Maria Julieta, em 1948, quando a casa se tornou residência do casal.

Mais tarde, o casal mudou-se para uma casa à rua Thiers Velloso e dali para Aribiri, em Vila Velha, cuja casa, localizada em terreno de grande extensão, foi projetada pelo próprio Isauro que também fez a instalação elétrica. Ele era o homem dos “sete instrumentos”.

Isauro Rodrigues foi o primeiro presidente do Foto Clube do Espírito Santo, e participou de diversos concursos, tendo fotos premiadas.

Depois de aposentado, continuou as atividades de fotografia, documentando a cidade de Vitória e outras do Estado, buscando ângulos sempre diferentes e proporcionando uma visão nova, principalmente da capital deste Estado.

Em seus últimos anos de vida frequentava o Foto Clube, para onde era levado por Magid Saade, que o apanhava em sua casa, e jogava cartas com os amigos de lá. Faleceu em Vitória, em 22 de agosto de 1997.


Acesse aqui a página do fotógrafo e veja imagens produzidas por ele.


---------
© 2004 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Maria Clara Medeiros Santos Neves, coordenadora do site ESTAÇÃO CAPIXABA, é museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada em Biblioteconomia pela UFMG, autora do projeto do Museu Vale e de diversas publicações. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :