47 anos, nascida em Minas Gerais, mora em Vitória há 10 anos, atualmente na Praia do Canto, onde trabalha como produtora cultural. – Sou...

J.S.L., produtora cultural

5/26/2014 , , 0 Comentários


47 anos, nascida em Minas Gerais, mora em Vitória há 10 anos, atualmente na Praia do Canto, onde trabalha como produtora cultural.


– Sou totalmente apaixonada por Vitória, viajo muito a trabalho e também por ter a família morando em outros estados, mas saio sempre com vontade de voltar.

– Aqui os pontos positivos são a distância das coisas, tudo muito próximo, o ar marinho. E, lado negativo, a falta de livrarias, taxistas mais preparados e honestos.

– Acho com relação à limpeza tudo certo. O trânsito está caminhando pro caos e o lazer melhorando. Transporte público? Ele é horrível, mal organizado, mal servido, mal estruturado, péssimo. Transporte urbano, comparar com Curitiba nem pensar, cidade que morei durante muitos anos.

– Vejo o futuro de Vitória com preocupação, pois se continuar neste ritmo de crescimento estaremos fritos! Muita obra pra pouco espaço.

– Em relação aos seus concidadãos, capixaba é horrível! E olha que já morei em Curitiba (como já disse), o povo daqui é muito arredio, desconfiado (sou mineira!) muito mais que o mineiro, não abre no começo, só depois de muito tempo é que se torna afetivo. O sentimento dele com relação à sua cidade é nenhum, pois ele nem percebe a sua cidade. Mas depois de mais de 20 anos morando aqui, já não sofro mais com a frieza e às vezes até indelicadeza do povo. Me sinto bem aqui e tenho amigos maravilhosos.

– Acho que o capixaba não conhece a sua própria historia, faltam projetos que divulguem a historia local.

– Em relação à sua alimentação diária, o pescado não faz parte da mesa do morador de Vitória – ele é muito caro. O morador daqui come igual ao mineiro: arroz, feijão, farinha e um tipo de carne e talvez salada. O custo de vida é muito caro em Vitória.

– O capixaba não participa de nada! Houve uma reunião da associação da Praia do Canto, aqui na minha rua, compareceram três pessoas, e era pra resolver problema no trânsito da própria rua. Acho que o capixaba não é um exemplo de cidadania.

– Eu acho que o morador de Vitória tem sotaque sim! Expressão própria, gíria, não me lembro de nenhuma.

– O meu lugar preferido em Vitória e que eu acho a cara da cidade é a Praia do Canto, conservadora e cosmopolita – um luxo!

– Por aqui só vejo turistas no verão; e geralmente mineiro pobre. Quando a gente pede informação ninguém sabe de nada!

– Fosse Vitória uma adolescente, uma filha sua em fase de crescimento, eu lhe diria: Que pena que está  crescendo tão rápido! Éramos felizes e não sabíamos! Não se precipite e não se deixe levar pelo crescimento sem preparo, o futuro pode virar uma cilada!


---------
© 2014 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :