Bairro onde mora: Laranjeiras, Serra Bairro onde trabalha: Bento Ferreira, Vitória Profissão: Vendedora Naturalidade: Vitória Idade: 22...

M.D.M., vendedora

5/23/2014 , , 0 Comentários


Bairro onde mora: Laranjeiras, Serra
Bairro onde trabalha: Bento Ferreira, Vitória
Profissão: Vendedora
Naturalidade: Vitória
Idade: 22 anos
Tempo de residência em Vitória: 4 anos
Estado civil: solteira
Número de filhos: 0


Você gosta de viver, morar e trabalhar em Vitória? Por quê?

– Sim, porque eu vim de uma cidade pequena do interior do estado e em Vitória encontrei muitas facilidades que não há no interior.


O que lhe agrada particularmente em Vitória? Por quê?

– As facilidades e diversidades. Facilidade de emprego, de crescimento profissional, de estudo. Diversidade de lazer e de pessoas.


Gosta mais do dia ou da noite em Vitória? Por quê?

– Particularmente, a noite me agrada mais pelas opções de lazer e pela beleza da cidade.


Como é a sua relação social com a cidade? É fácil relacionar-se com as pessoas aqui? É fácil fazer amizade e namorar em Vitória? É fácil manter contato com familiares e amigos?

– Minha relação social é razoável. O povo capixaba é um pouco fechado, o que torna o relacionamento interpessoal um pouco difícil. Porém, isso não é uma regra. Há pessoas muito interessantes e amigáveis que me permitiram fazer boas amizades. O contato com familiares e amigos é facilitado pelos diversos meios de comunicação existentes.


Como vê a paisagem de Vitória? O que mais lhe agrada nela?

– Vitória é uma cidade muito bonita, com muitas belezas naturais, no entanto, como toda grande cidade, ela possui seus problemas, mas o que eu mais gosto nela são as praias.


Encontra amigos e conhecidos com frequência nas ruas, lojas etc. de Vitória? Participa de grupos ou comunidades? Participa de tradições e festas populares?

– Eu não tenho muitos conhecidos aqui em Vitória, mas é fácil encontrar pessoas conhecidas no Shopping Center da cidade, local onde os amigos se encontram, principalmente nos fins de semana. Quanto à participação de grupos/comunidades ou tradições e festas populares, eu não participo de nenhum, mas acho muito interessante.


Como vê a cidade em relação aos idosos e às crianças?

– A cidade de Vitória tem investido muito em relação aos idosos com a criação de centros de vivências e feiras de arte, onde essas pessoas estão sempre em sintonia com a arte e com o lazer; já as crianças contam com feiras de livros, recreações, escolinhas de esportes gratuito, oferecidos pela Secretaria de Esporte e Lazer, além de vários programas culturais e educacionais desenvolvidos pela Secretaria de Educação.


Como vê a questão da saúde em Vitória?

– A área da saúde é uma questão problemática, principalmente no que envolve hospitais e postos de saúde. Os hospitais estão sempre superlotados e a infraestrutura de muitos deles deixa a desejar. Os profissionais não são valorizados, trazendo insatisfação, e consequentemente paralisações de funcionários. Com isso, os pacientes não são bem atendidos ou, às vezes, nem são atendidos, trazendo consequências maiores pra essas pessoas.


Como vê a questão da educação em Vitória?

– A educação também tem muito que melhorar. Os profissionais estão cada vez menos preparados pra enfrentar uma sala de aula com alunos cada vez mais distintos. As escolas estão lotadas e a segurança não é muito eficiente. Vemos frequentemente notícias de brigas entre alunos e professores, tráfico de drogas dentro das escolas, abuso sexual, dentre outros problemas que precisam ser revistos e resolvidos.


E a questão da segurança?

– Pelo que eu tenho visto, a segurança melhorou bastante. Há policiais espalhados por toda a cidade e a segurança, creio eu, está sendo reforçada. No entanto, acho que os policiais devem ser melhor distribuídos de modo que se faça uma vigia maior nos bairros mais violentos e problemáticos.


E a questão do saneamento?

– A cidade de Vitória tem investido bastante no saneamento ambiental, por meio do Programa Águas Limpas, da Cesan. Este programa reúne um conjunto de empreendimentos pra ampliar o abastecimento de água e os serviços de coleta e tratamento de esgoto na Grande Vitória e no interior do Espírito Santo, melhorando a qualidade dos recursos hídricos, a preservação ambiental e a qualidade de vida das pessoas. Mas, apesar dos benefícios desse programa, as obras, espalhadas por toda a cidade, têm deixado o trânsito muito lento e têm irritado muitas pessoas.


O que Vitória oferece em termos de lazer? E quais são as suas opções pessoais de lazer?

– A cidade de Vitória possui um shopping center muito bom, cinema, lindas praias, ótimos barzinhos, boates excelentes, opções pra práticas de esportes, além de oferecer com frequência shows locais e nacionais pra divertir o público em geral. Eu, particularmente, gosto muito de ir à praia, ao shopping e ao cinema.


Como está a questão do transporte coletivo e do trânsito em Vitória?

– O transporte coletivo de Vitória é um pouco deficiente. O ônibus é o meio de transporte mais utilizado pela população da cidade, mas não há coletivo suficiente pra grande demanda de trabalhadores, estudantes e pessoas em geral que utilizam este meio de transporte. Além disso, a cidade de Vitória cresceu muito rápido e com ela o número de habitantes também. Consequentemente, a quantidade de automóveis aumentou, deixando o trânsito cada vez mais lento.


Como é Vitória em termos de habitação?

– Em relação à habitação, Vitória peca muito no aspecto estrutural, pois cresce de forma desordenada com várias ruas e casas irregulares, sem nenhum tipo de saneamento ou qualidade pra seus moradores.


E em termos de oportunidades de trabalho?

– Vitória oferece muitas oportunidades de trabalho em diversas áreas, principalmente no ramo da indústria, que tem crescido muito na cidade. No entanto, faltam profissionais qualificados pra ocupar tantas vagas.


Como está a poluição sonora em Vitória?

– Com o crescimento da frota de automóveis e principalmente com a lentidão do trânsito, a poluição sonora se manifesta principalmente com a irritação dos motoristas por meio das buzinas de seus automóveis. Outra coisa que incomoda os nossos ouvidos são as lojas do centro da cidade que utilizam música alta + locutor na frente de seus estabelecimentos pra atrair a atenção dos clientes, causando grande confusão de ruídos.


Como definiria sua vida em Vitória?

– Não tenho muito o que reclamar da minha vida aqui em Vitória. Vim pra cá estudar, me formei, e apesar de não estar trabalhando na minha área, tenho um emprego em que gosto de trabalhar, mas claro que busco algo mais promissor. – Vitória nos proporciona grande diversidade de arte, lazer e cultura, além de ser tudo acessível. – Sei que a cidade tem vários problemas, mas acredito que aos poucos esses problemas estão sendo resolvidos, de modo a tornar a vida dos moradores muito mais agradável e com mais qualidade.


---------
© 2014 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.


---------

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :