Bairro onde mora: André Carloni (Serra – ES) Bairro onde trabalha: Glória (Vila Velha – ES) Profissão: Professor Naturalidade: Colatina-...

N.M.F., professor

5/21/2014 , , 0 Comentários


Bairro onde mora: André Carloni (Serra – ES)
Bairro onde trabalha: Glória (Vila Velha – ES)
Profissão: Professor
Naturalidade: Colatina-ES
Idade: 20 anos
Estado civil: Solteiro
Número de filhos: –


Você gosta de viver, morar e trabalhar em Vitória?

– Sim. Apesar de morar na Serra e trabalhar em Vila Velha, Vitória é onde passo a maior parte do meu dia, tanto para estudo quanto para lazer. Considero agradáveis os períodos em que estou na cidade.


O que lhe agrada particularmente em Vitória?

– A variedade de opções de lazer e entretenimento, além de um bom número de livrarias, sebos e bibliotecas.


Gosta mais do dia ou da noite em Vitória?

– Gosto das opções noturnas de Vitória, tais como espetáculos teatrais, apresentações de música erudita e popular etc.


Como é a sua relação social com a cidade? É fácil relacionar-se com as pessoas aqui? É fácil fazer amizade e namorar em Vitória? É fácil manter contato com familiares e amigos?

– Uma generosa fatia do meu círculo de amizades reside em Vitória. Por esse motivo, creio na facilidade de ser relacionar com as pessoas que vivem nessa cidade.


Como vê a paisagem de Vitória? O que mais lhe agrada nela?

– Gosto particularmente da vista que se tem de Vitória ao descer pela Terceira Ponte, possuindo uma grande beleza tanto de dia quanto de noite.


Encontra amigos e conhecidos com frequência nas ruas, lojas etc. de Vitória? Participa de grupos ou comunidades? Participa de tradições e festas populares?

– Sempre que passeio pelas ruas de Vitória encontro bastantes amigos, sendo muitas vezes oriundos de Colatina, interior do Espírito Santo, minha cidade natal.


Como vê a cidade em relação aos idosos e às crianças?

– Possuo familiares que moram em Jardim da Penha e se mostram satisfeitos com as opções para a terceira idade.


Como vê a questão da saúde em Vitória?

– Vitória conta com um bom sistema de saúde. Apesar de não o utilizar, ouço bons comentários de amigos e familiares.


Como vê a questão da educação em Vitória?

– Até onde sei, Vitória possui excelentes escolas públicas e particulares, além do Ifes, antigo Cefetes, que se destaca pela qualidade de ensino de nível médio e superior. Como já dito, a cidade também conta com um bom número de livrarias, sebos e bibliotecas, que contribuem para uma educação mais eficiente, além de eventos que são de grande importância para essa área.


E a questão da segurança?

– A segurança infelizmente é um problema em Vitória. Minha namorada mora em Jardim da Penha e sei que nesse bairro além de muitos assaltos ocorrem também invasões de apartamentos, o que sempre nos deixa muito preocupados. Nunca passei por nenhuma dessas situações em Vitória, mas sabemos que ocorrem diariamente pelas ruas da cidade.


E a questão do saneamento?

– Considero satisfatório o sistema de saneamento da cidade.


O que Vitória oferece em termos de lazer? E quais são as suas opções pessoais de lazer?

– Costumo frequentar as peças teatrais e apresentações da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, bem com eventos relacionados à literatura. Além disso, com relação a esportes, até meados do ano passado praticava vôlei nas quadras de Jardim da Penha com pessoas que moram nesse bairro. Noutros momentos, também me encontro com amigos nos bares e lanchonetes localizados em torno da Ufes.


Como está a questão do transporte coletivo e do trânsito em Vitória?

– Esse é outro aspecto problemático de Vitória. Assim como muitos, atravesso a cidade para me deslocar entre casa e trabalho (moro na Serra e trabalho em Vila Velha). Encontro dificuldades em vários trechos quando o trânsito não comporta o grande número de veículos. No entanto, não deixei de notar uma recente melhora no fluxo da Avenida Fernando Ferrari, uma das quais eu mais utilizo.


Como é Vitória em termos de habitação?

– Por passar boa parte de meu dia em Jardim da Penha, sei que tanto ali quanto em outros bairros próximos são bastante favoráveis para habitação de estudantes. Todavia, creio que os valores não sejam tão acessíveis quanto poderiam ser.


E em termos de oportunidades de trabalho?

– Mesmo trabalhando em Vila Velha, tenho conhecimento de que Vitória possui boas oportunidades de trabalho.


Como está a poluição sonora em Vitória?

– Não tenho problemas com relação à poluição sonora quando estou em Vitória.


---------
© 2014 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :