Venda de Karl Bullerjahn, em Santa Maria de Jetibá. [In WERNICKE, Hugo. Viagem pelas colônias alemãs do Espírito Santo. Vitória: Arquivo P...

A colonização alemã no Espírito Santo - Sumário

Venda de Karl Bullerjahn, em Santa Maria de Jetibá. [In WERNICKE, Hugo. Viagem pelas colônias alemãs do Espírito Santo. Vitória: Arquivo Público do Espírito Santo, 2013, p.107.]
Venda de Karl Bullerjahn, em Santa Maria de Jetibá. [In WERNICKE, Hugo. Viagem pelas colônias alemãs do Espírito Santo. Vitória: Arquivo Público do Espírito Santo, 2013, p.107.]

SUMÁRIO


PREFÁCIO

INTRODUÇÃO - Posição atual do problema de aclimatação

PRIMEIRA PARTE – A TERRA E A GENTE

CAPÍTULO I - O Espírito Santo
O Espírito Santo: A terra; o povoamento; produção e comércio; política e finanças; generalidades.

CAPÍTULO II - As colônias alemães
As colônias de alemães: O território; o clima da região; o clima da região baixa; a fundação da colônia de Santa Isabel; a fundação da colônia de Santa Leopoldina; a expansão do povoamento; a formação das comunidades; a topografia das áreas onde se situam as comunidades; lugarejos e sítios.

CAPÍTULO III - Número de colonos; crescimento demográfico
Número de colonos; crescimento demográfico: Número de colonos alemães; nascimentos e óbitos (números absolutos e números relativos).

SEGUNDA PARTE – O TRABALHO

CAPÍTULO IV - Os métodos de produção dos sitiantes alemães
Os métodos de produção dos sitiantes alemães: superfície, em média, cultivada; a derrubada; o café: plantação, trato cultural e colheita; o beneficiamento do café; o milho e a abóbora; os tubérculos; as outras culturas; a criação; a construção; o ano agrícola.

CAPÍTULO V – O labor agrícola e seus aspectos gerais
O labor agrícola e seus aspectos gerais: A cultura exaustiva; a monocultura; a pequena empresa; o mutirão; a capacidade de trabalho; a divisão de trabalho entre o homem e a mulher; o Comitê Econômico.

CAPÍTULO VI - A circulação
A circulação: Generalidades; venda e preços da terra; dívidas; a venda e o vendeiro; o comércio ambulante; a tropa; as casas comerciais de Vitória e Porto do Cachoeiro; o comércio do café; os artesãos; observações finais.

TERCEIRA PARTE – O MODO DE VIDA

CAPÍTULO VII - O nível de vida
O nível de vida: Orçamento doméstico; moradia; o vestuário; a alimentação; a boda; o enterro.

CAPÍTULO VIII - A salubridade
A salubridade: a situação sanitária, outrora e atualmente; a mortalidade segundo períodos de vida; as doenças; a higiene; a influência do clima; sexualidade e casamento.

CAPÍTULO IX - Educação e caráter
Educação e caráter: Generalidades; a igreja; a escola; o linguajar dos colonos; o inventário; a índole étnica, sua aclimatação.

BIBLIOGRAFIA


[Do original alemão Die deutschen kolonisten im brasilianischen staate Espírito Santo, Verlag von Duncker & Humblot — München und Leipzig, 1915. Tradução de Reginaldo Sant'Ana publicada em Separata dos nºs 68-70 do Boletim Geográfico, IBGE, correspondentes aos meses de novembro e dezembro de 1948 e janeiro de 1949, Rio de Janeiro, Serviço Gráfico do IBGE, 1949.]


---------
© 2001 A utilização / divulgação sem prévia autorização representa desrespeito aos serviços de preparação para publicação.

---------

Ernst Wagemann (autor) nasceu em 18 de Fevereiro de 1884, em Chañarcillo, Chile, faleceu em 20 de Março de 1956, em Bad Godesberg, Alemanha. Foi economista político e estatístico muito atuante na Alemanha a partir dos anos de 1920. Para mais informações, clique aqui.

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :