BIOGRAFIA DO AUTOR José Caldas da Costa é jornalista profissional, nascido a 17 de janeiro de 1960 em Alegre, no Sul do Espírito Santo, ...

José Caldas da Costa - Biobibliografia


BIOGRAFIA DO AUTOR


José Caldas da Costa é jornalista profissional, nascido a 17 de janeiro de 1960 em Alegre, no Sul do Espírito Santo, no sopé da Serra do Caparaó, numa família de muitos irmãos. Descende de espanhóis que chegaram para a região no final do Século XIX e de netos de portugueses de Minas Gerais. Começou na profissão aos 14 anos de idade como correspondente do jornal A Tribuna, escrevendo num jornal local e produzindo um jornal da Casa do Estudante.

Antes de completar 19 anos, em janeiro de 1979, foi contratado por A Tribuna para trabalhar como redator na sede da empresa em Vitória-ES.

Escreveu para as principais revistas do Espírito Santo, foi free-lance do Guia Rural Abril (SP) e do Diário Lance (RJ) e locutor esportivo da TVE-ES.

Atuou como repórter e redator de A Gazeta e redator de O Globo, no Rio, onde trabalhou ao lado de Franklin Martins sem imaginar que um dia estaria escrevendo sobre episódios que teriam o seu colega como personagem. Chefiou sucursal de A Gazeta, entrou na Caixa Econômica Federal por concurso (1989-1996), de onde saiu voluntariamente, foi diretor administrativo-financeiro da Rádio e Televisão do Espírito Santo (1995) e voltou a A Tribuna como editor, respondendo por cinco anos (1996-2001) pela coluna política Plenário.

Deixou a redação em novembro de 2001 para desenvolver projeto pessoal como consultor e assessor de comunicação social, bem como dedicar-se à conclusão deste livro e aos seus estudos de Geografia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Manteve militância regular na imprensa através de uma coluna política na revista VidaBrasil, de circulação quinzenal, onde também assinava entrevistas e reportagens especiais.

Durante sua fase de maior militância como cronista esportivo, ganhou o Prêmio Thiers Vellozo (1984) com melhor reportagem na área de esportes, conferido pelo Governo do Espírito Santo. No mesmo ano, ganhou prêmios de melhor reportagem e de melhor locutor esportivo no concurso promovido pela Adidas/Associação dos Cronistas Esportivos Capixaba (Acec). Em 1988, ganhou o Prêmio Mellita do Brasil com a melhor matéria sobre o setor cafeeiro publicada em revista brasileira (Revista Agrocampo, ES). Casado desde os 22 anos com Euzi Nunes Caldas, têm três filhos: Jessé Rafael, Lídia Rafaela e José Caldas Júnior.

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :