Carneirinho, carneirão, neirão, neirão, Olhai pro céu, olhai pro chão pro chão, pro chão, Manda Deus Nosso Senhor, Senhor, Senhor, ...

Carneirinho, carneirão...


Carneirinho, carneirão, neirão, neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão pro chão, pro chão,
Manda Deus Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se ajoelhar!

Carneirinho, carneirão, neirão...
Olhai pro céu, olhai pro chão...
Manda Deus Nosso Senhor...
Para todos se sentar!

Carneirinho, carneirão, neirão...
Olhai pro céu, olhai pro chão...
Manda Deus Nosso Senhor...
Para todos se deitar!

Carneirinho, carneirão, neirão...
Olhai pro céu, olhai pro chão...
Manda Deus Nosso Senhor...
Para todos se levantar!

Canção infantil cantada em todo o Espírito Santo.

Variantes capixabas registram: "Nosso Senhor mandou dizer, dizer, dizer" (Mimoso do Sul); "Pai do céu manda dizer, dizer, dizer" (Vitória): Nosso Senhor manda dizer, manda dizer" (Guarapari).

Foi recolhida a cantiga também por frei Sinzig, no seu Brasil cantando, n. 132, com a nota: "Brinquedo de roda conhecido na Bahia, em Minas, no Rio e no Rio Grande do Sul". A música aí registrada apresenta o mesmo motivo, mas é muito mais monótona que a versão musical capixaba.

Também Alexina de Magalhães Pinto divulga uma variante mineiro, em Os nossos brinquedos, p. 14, com música parecida, porém diferente na 2a parte, que, a nosso entender, parece fugir ao clima suave e fácil em que, via de regra, vivem as cantigas infantis.

Consta, igualmente, do Guia prático, de Villa-Lobos, sob n. 31, em melodia fluminense, semelhante à nossa.

Modo de brincar: Forma-se a roda, e à medida que cantam, as crianças vão reproduzindo ou dramatizando o que "Manda Deus Nosso Senhor" — ajoelhar, sentar, deitar, levantar.



[SANTOS NEVES, Guilherme (pesquisa e texto), COSTA, João Ribas da (notação musical). Cantigas de roda. Vitória:Vida Capichaba, 1948 e 1950. (v. 1 e 2).]

Guilherme Santos Neves foi pesquisador do folclore capixaba com vários livros e artigos publicados. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)
João Ribas da Costa foi professor no interior do Estado do Espírito Santo.

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :