Farol Santa Luzia, Vila Velha, ES. Foto Maria Clara Medeiros Santos Neves, dezembro de 2015. Em meados do século XIX já era intenção d...

Farol Santa Luzia

Farol Santa Luzia, Vila Velha, ES. Foto Maria Clara Medeiros Santos Neves, dezembro de 2015.
Farol Santa Luzia, Vila Velha, ES. Foto Maria Clara Medeiros Santos Neves, dezembro de 2015.


Em meados do século XIX já era intenção do governo da província do Espírito Santo melhorar as condições de acesso ao porto de Vitória e para isso solicitou providências ao governo central. Somente em 1871 o Ministério da Marinha comunicava ao presidente da província o envio de peças para a construção de um farol que fora encomendado pelo barão de Cotegipe. Essas peças viriam da Inglaterra sob orientação do engenheiro Zózimo Barroso.

Para o Espírito Santo vieram alguns engenheiros que realizaram estudos para a escolha de um local adequado à instalação do farol, e esta recaiu sobre a ponta de Santa Luzia, próxima ao morro do Moreno, na Praia da Costa, em Vila Velha.

O farol foi então montado com a altura de 12 metros, sendo inaugurado em 7/9/1871.

Atualmente encontra-se aberto à visitação, de terça-feira a domingo, das 9:00h às 17:00h.

***

Localização: Ponta de Santa Luzia, entre a praia da Costa e o morro do Moreno, Vila Velha.
Proprietário: Ministério da Marinha.


---------
© 2000 Estação Capixaba. Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :