Festa da Penha. Foto Guilherme Santos Neves, anos 1940. Folclore Puxada de mastro (Barra do Jucu) – O mastro é fincado em frente à i...

Folclore/Festas - Vila Velha

Festa da Penha. Foto Guilherme Santos Neves, anos 1940.
Festa da Penha. Foto Guilherme Santos Neves, anos 1940.


Folclore

Puxada de mastro (Barra do Jucu) – O mastro é fincado em frente à igreja de Nossa Senhora da Glória, em 27 de dezembro, na festa de São Benedito, e retirado em 20 de janeiro.

Bandas de congo (Barra do Jucu) – Acompanham a puxada de mastro da festa de São Benedito.

Artesanato – Redes de pesca, instrumentos musicais das bandas de congo, trabalhos com conchas.


Festas Tradicionais

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes – Realizada no dia 2 de fevereiro em Ponta da Fruta. A imagem da santa é levada em procissão marítima por barcos pesqueiros enfeitados até a capela, que fica no alto de um morro, realizando-se então missas e outros festejos.

Festa da Penha – Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, tem sua festa em data móvel que ocorre oito dias depois do Domingo de Páscoa. Principal festa religiosa do Estado, reúne grande multidão de fiéis e turistas no convento da Penha e cercanias. No que se refere às atividades religiosas, são celebradas missas no Campinho (no alto da ladeira do convento) e procissão dos homens que, partindo de Vitória, segue em direção ao convento entoando vivas e implorando proteção à Virgem. Recentemente vem se realizando também a procissão das mulheres com saída de Vila Velha para o alto do convento. Outros festejos são realizados com o apoio da prefeitura.

Colonização do Solo Espírito-santense – Comemora-se no dia 23 de maio, data referente à chegada de Vasco Fernandes Coutinho à sua donataria. É uma festa em que se realizam desfiles militares e de estudantes, além de outras manifestações cívicas. Nesse dia a sede do governo estadual é transferida para Vila Velha.


---------
© 2000 Estação Capixaba. Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :