Forte de São Francisco Xavier da Barra, Vila Velha, ES. Circa 1910. O forte de São Francisco Xavier da Barra é também conhecido com o n...

Forte de São Francisco Xavier da Barra

Forte de São Francisco Xavier da Barra, Vila Velha, ES. Circa 1910.
Forte de São Francisco Xavier da Barra, Vila Velha, ES. Circa 1910.

O forte de São Francisco Xavier da Barra é também conhecido com o nome de forte de Piratininga por se situar na praia assim denominada. Sua construção data do século XVII, quando a capitania do Espírito Santo pertenceu ao donatário Francisco Gil de Araújo. Desfruta de posição estratégica, na entrada da baía de Vitória, em local em que, segundo opinião de alguns historiadores, o primeiro donatário do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, teria erguido um reduto fortificado para a defesa da vila do Espírito Santo, primeiro nome de Vila Velha. Várias obras foram feitas ao longo da existência do forte. Em 1862, cedido à Marinha, serviu de armazém e mais tarde como sede da Primeira Escola de Aprendizes Marinheiros, que lá funcionaria até 1866. A Escola foi reativada e funcionou entre 1909 e 1913. Em 1919 passou a abrigar o 3º Batalhão de Caçadores, atualmente integra o conjunto militar do 38º Batalhão de Infantaria do Exército.

Localização: Prainha, dependências do 38º BI.

---------
© 2000 Estação Capixaba. Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :