ALMEIDA, Ceciliano Abel de.  O desbravamento das selvas do Rio Doce (Memórias) . Rio de Janeiro: Livraria e Editora José Olympio, 1959. Rel...

História / Sociologia

6/01/2016 , 0 Comentários


ALMEIDA, Ceciliano Abel de. O desbravamento das selvas do Rio Doce (Memórias). Rio de Janeiro: Livraria e Editora José Olympio, 1959. Relatos sobre a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, da qual o autor participou na condição de engenheiro.

AUGUSTA, Teresa Carlota Mariana (Princesa da Baviera). Viagem pelos trópicos brasileiros: Província do Espírito Santo. Edição bilíngue. Tradutor: Ivan Seibel, Vila Velha: Phoenix Cultura, 2014. Dos apontamentos feitos pela princesa Teresa da Baviera durante sua visita ao Brasil entre os meses de janeiro e outubro de 1888 nasceu o livro Meine Reisein den Brasilianischen Tropen. Sua passagem de três semanas pelo Espírito Santo, ocorrida entre agosto e setembro e registrada nos Capítulos XVI, XVII e XVIII da edição de 1897 (única existente), foi traduzida e publicada na forma de livro em 2014, sendo aqui reproduzida com o objetivo de incorporar à bibliografia capixaba um relato único e muito rico em detalhes, que registra não só informações de caráter científico sobre a flora, a fauna, a topografia e os indígenas da província (objetivos principais da viagem), mas também diversos aspectos relevantes da vida local.

BANCK, Geert. Caçar com gato: escassez de recursos e relações sociais no Espírito Santo [Título original: Jagen met een kat. Schaarse middelen en sociale relaties in de Braziliaanse deelstaat Espírito Santo]. Traduzido do original holandês de 1977 por Karel Van Den Bergen. Amsterdam: CEDLA, 1977. CEDLA Incidentele Publicaties 9. pp. 198. Tese de doutorado em Ciências Sociais, Universidade de Amsterdam. Edição revista e editada pelo autor em 2011.

BORGO, Ivantir Antonio. Resumo histórico da educação no Espírito Santo. Vitória, 2000. (Texto inédito.)

CARTA DE ARREMATAÇÃO e escritura de bens de raiz sequestrados aos jesuítas na capitania do Espírito Santo. [Cópia fiel dos autos de sequestro, avaliação, arrematação e traspasse dos bens que pertenceram aos padres jesuítas da cidade da Vitória. Acervo: Instituto Histórico e Geográfico do Brasil.] Transcrição, notas, correção e atualização ortográfica de Maria Clara Medeiros Santos Neves.

COIMBRA, Rogério. Hino do Estado do Espírito Santo.

COSTA, Deane Monteiro Vieira. Cachoeiro de Itapemirim — um Clube Republicano e um heróiEstudo monográfico apresentado para conclusão do título de licenciatura em História do Centro de Estudos Gerais da Universidade Federal do Espírito Santo — orientadores: Miguel Depes Tallon e Maria Beatriz Nader, publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Vitória-ES, n.54, p. 111-36, 2000.

COSTA, José Caldas da. Cabras e Ratos — Por que lutaram militares da Marinha, Exército e Aeronáutica na Guerrilha do Caparaó, primeira tentativa de reação armada ao regime de 1964. Textos introdutórios ao livro Caparaó, a primeira guerrilha contra a ditadura, baseado em depoimentos e entrevistas, com prefácio de Carlos Heitor Cony [Rio de Janeiro: Boitempo, 2007.]´

COUTINHO, D. José Caetano da Silva. O Espírito Santo em princípios do século XIX. Vitória: Estação Capixaba / Cultural-ES, 2002. Transcrição e coordenação editorial de Maria Clara Medeiros Santos Neves. Apontamentos feitos pelo bispo do Rio de Janeiro quando de suas visitas à capitania do Espírito Santo nos anos de 1812 e 1819.

CUNHA, Francisco Manoel da. Informação que Francisco Manoel da Cunha deu sobre a província, então capitania, do Espírito Santo, ao ministro de Estado Antônio de Araújo Azevedo, 23/6/1811. In Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, 6:461-466, 1844.

CUNHA, Francisco Manoel da. Ofício que Francisco Manoel da Cunha dirigiu ao conde de Linhares sobre a capitania, hoje província, do Espírito Santo, 26/2/1811. In Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, 12:511-8, 1849.

DAEMON, Basílio Carvalho. Província do Espírito Santo: Sua descoberta, história cronológica, sinopse e estatística. Vitória: Tipografia do Espírito-santense, 1879. [compilação e atualização ortográfica: Maria Clara Medeiros Santos Neves; Revisão: Reinaldo santos Neves]

DESCRIÇÃO da estrada para a província de Minas Gerais pelo rio Santa Maria mais medição, direção e observação da nova estrada. In Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Bra  sil, 6:461-466, 1844.

DOCUMENTOS relativos ao processo contra Guilhermina Lübke. Em 2004,  o Centro Educacional Leonardo Da Vinci cedeu ao o site Estação Capixaba, para publicação online, um conjunto de textos relacionados ao referido processo criminal.]

ESPÍRITO SANTO (Estado). O Espírito Santo trabalha e confia: 1951-1955. Vitória, 1958. [Álbum elaborado em 1958 em homenagem aos ex-governador Jones dos Santos Neves.]

___. Universidade do Espírito Santo: Criação e instalação. Vitória, 1954.

FREIRE, Mário Aristides. A capitania do Espírito Santo: Crônicas da vida capixaba no tempo dos capitães-mores - 1535-1822. 2.ed. Vitória: Flor & Cultura; Cultural-ES, 2006.

LACERDA, D. Pedro Maria de. Diários das Visitas Pastorais de 1880 e 1886 à Província do Espírito Santo. Vitória: Phoenix Cultura, 2012. Organização e coordenação editorial: Maria Clara Medeiros Santos Neves.

LEAL, João Eurípedes Franklin. Economia colonial capixaba. Ensaio publicado na Revista Cuca Cultura Capixaba, Vitória, ES, n. 0, fev. 1977.

LEAL, João Eurípedes Franklin. História da Educação no Espírito Santo. Artigo publicado em duas partes na revista Educação 80, Vitória, ES, julho e agosto de 1980.

PACHECO, Renato. Os primeiros anos – Conflito nas colônias agrícolas espírito-santenses, 1827-1882. In Estudos em homenagem a Ceciliano Abel de Almeida. Vitória: FCAA, 1978, p.123-48 e Estudos espírito-santenses. Vitória: IHGES e PMV, 1994.

PORTUGAL, Tomás Antônio de Vila Nova. Capitania do Espírito Santo, julho de 1816. Transcrição e notas de Maria Clara Medeiros Santos Neves, 2003. Acervo: Instituto Histórico e Geográfico do Brasil.

RUBIM, Francisco Alberto. Memória estatística da província do Espírito Santo no ano de 1817Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, Rio de Janeiro, Tomo XIX (terceira série), 1900, p. 161-84.

SANTOS NEVES, Jones. Orações do IV Centenário. Vitória: Governo do Estado do Espírito Santo, 1951. [Obra publicada integralmente.]

___. Cartas selecionadas. Vitória: Cultural-ES, 1988. [Obra publicada integralmente.]

SANTOS NEVES, Luiz Guilherme. Vitória e o Espírito Santo no final dos anos 20. In O tempo e a origem: uma visão de época. O Brasil e o Espírito Santo na época de fundação do Instituto dos Advogados do Estado do Espírito Santo.Vitória: Instituto dos Advogados do Estado do Espírito Santo, 1987.

SANTOS NEVES, Luiz Guilherme, PACHECO, Renato, SANTOS NEVES, Reinaldo. Espírito Santo, Brasil. São Paulo: Xerox do Brasil, Cultural-ES, 1994. (Edição bilíngue)

SANTOS NEVES, Maria Clara Medeiros. Dermatologia Sanitária no Espírito Santo. Capítulo do livro Além das Aparências: Memória da Dermatologia no Espírito Santo, Vitória: Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Espírito Santo, 2003, p.83-110.

SILVA, Caetano Dias da. Breves reflexões a respeito das vantagens que oferece a Colônia Rio Novo pela fertilidade do seu terreno e sua posição topográfica, e das favoráveis condições para os colonos que nela quiserem estabelecer-se, seguida de um cálculo aproximado da renda presumível de uma família anualmenteDocumento inédito transcrito por Ronald Mansur.

SIQUEIRA, Pe. Francisco Antunes de. Memórias do passado: A Vitória através de meio século. Vitória: Florecultura: Cultural-ES, 1999.

WAGEMANN, Ernest. A colonização alemã no Espírito Santo. Do original alemão Die deutschen kolonisten im brasilianischen staate Espírito Santo, Verlag von Duncker & Humblot — München und Leipzig, 1915. Tradução de Reginaldo Sant'Ana publicada em Separata dos nºs 68-70 do Boletim Geográfico, IBGE, correspondentes aos meses de novembro e dezembro de 1948 e janeiro de 1949, Rio de Janeiro, Serviço Gráfico do IBGE, 1949.       

VASCONCELOS, Inácio Acioli de. Memória estatística da província do Espírito Santo escrita no ano de 1828. Vitória: Arquivo Público Estadual, 1978. (coleção "Mário Aristides Freire") - Edição, comentários e notas de Fernando Achiamé.  

VIEIRA, Pe. Antônio. Ânua da missão da Capitania do Espírito Santo do ano de 1621 e 1625, mandada a Roma. In Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, 5:362-364, 1843, 3ª ed.


--------------------------------------
Consulte também no menu MULTIMÍDIA (Fotografia / Som / Vídeo) todo o material de multimídia postado relacionado com o tema.

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :