Fonte: Site da Câmara Municipal de Vila Velha. A construção da capela original da igreja do Rosário de Vila Velha, cujo orago parece te...

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Fonte: Site da Câmara Municipal de Vila Velha.
Fonte: Site da Câmara Municipal de Vila Velha.

A construção da capela original da igreja do Rosário de Vila Velha, cujo orago parece ter sido Santa Catarina, data da chegada de Vasco Fernandes Coutinho ao Espírito Santo (1535). Foi reedificada no século XVII, tendo abrigado a Casa de Misericórdia e, em 1750, já como Igreja de Nossa Senhora do Rosário, tornou-se colada.

A igreja é voltada para a Prainha, sendo que na fachada principal apresenta escadaria ampla, porta almofadada em duas folhas e três janelas superiores com vergas curvas. Na parte superior tem frontão formado por volutas e conchas que é ladeado por dois pináculos.

***

Localização: Prainha, Vila Velha.
Tombamento: SPHAN, 20/2/1950, Livro de Tombo Histórico n. 354, fl.46.
Proprietário: Cúria Arquidiocesana de Vitória.


---------
© 2000 Estação Capixaba. Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :