BANCK, Geert. Estratégias de sobrevivência em duas comunidades ítalo-capixabas. In Dilemas e símbolos – Estudos sobre a cultura polí...

Imigração

8/01/2016 0 Comentários


BANCK, Geert. Estratégias de sobrevivência em duas comunidades ítalo-capixabas. In Dilemas e símbolos – Estudos sobre a cultura política do Espírito Santo. Vitória: Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Prefeitura Municipal de Vitória, 1998.

BUSATTO, Luiz. Estudos sobre imigração italiana no Espírito Santo. Vitória, 2002. [Reunião de artigos relacionados com imigração italiana, publicados em diversos periódicos.]

DERENZI, Luiz Serafim. Os italianos no Estado do Espírito Santo. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.

DERENZI, Luiz Serafim. D. Cavatti. Artigo publicado em A Gazeta, Vitória, 01/11/1973.

FERRARI, Ângela de Biase. Contribuição para o estudo da colonização [alemã] no Espírito Santo: estado sanitário da colônia de Santa Leopoldina no primeiro lustro de sua existência. [Palestra proferida no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, durante o I Seminário de Estudos Espírito-santenses.]

FERREIRA, Ângela de Biase. Notas sobre os alemães no Espírito Santo. [Trabalho apresentado no II Colóquio de Estudos Teuto-Brasileiros, em Recife-PE, em abril de 1968 e publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo].

GIEMSA, Gustav, NAUCK, Ernst G. Uma viagem de estudos ao Espírito Santo: pesquisa demo-biológica, realizada, com o fim de contribuir para o estudo do problema da aclimação, numa população de origem alemã, estabelecida no Brasil Oriental. [Trabalho publicado pela Universidade de Hanseática, Anais Geográfico (continuação dos Anais do Instituto Colonial de Hamburgo, vol. 48), série D, Medicina e Veterinária, vol. IV, Hamburgo, Friederichsen, De Gruyter & Co., 1939, traduzido para o português por Reginaldo Sant'Ana e publicado no Boletim Geográfico do Conselho Nacional de Geografia, n. 88, 89 e 90, 1950].

SEIBEL, Ivan. Imigrante a duras penas.

___. Imigrante no século do isolamento: 1870-1970. São Leopoldo: Traço Produções Gráficas, 2010.

___. O povo pomerano no Brasil. Santa Cruz do Sul, RS: Edunisc, 2016.

SILVA, Caetano Dias da (Major). Breves reflexões a respeito das vantagens que oferece a Colônia Rio Novo pela fertilidade do seu terreno e sua posição topográfica, e das favoráveis condições para os colonos que nela quiserem estabelecer-se, seguida de um cálculo aproximado da renda presumível de uma família anualmente.  

SEIDE, Frederico Herdmann . Colonização alemã no Espírito Santo. Vitória, 1980. Texto inédito.

WAGEMANN, Ernest. A colonização alemã no Espírito Santo.  Do original alemão Die deutschen kolonisten im brasilianischen staate Espírito Santo, Verlag von Duncker & Humblot — München und Leipzig, 1915. Tradução de Reginaldo Sant'Ana publicada em Separata dos nºs 68-70 do Boletim Geográfico, IBGE, correspondentes aos meses de novembro e dezembro de 1948 e janeiro de 1949, Rio de Janeiro, Serviço Gráfico do IBGE, 1949.


Consulte também no menu MULTIMÍDIA (Fotografia / Som / Vídeo) todo o material de multimídia postado relacionado com o tema.

---------
© 2001 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------



Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :