A cidade de Vila Velha foi inicialmente denominada vila do Espírito Santo, nome que se estenderia a toda a capitania de Vasco Fernandes Cou...

Informações Gerais - Vila Velha

1/01/2016 , 0 Comentários


A cidade de Vila Velha foi inicialmente denominada vila do Espírito Santo, nome que se estenderia a toda a capitania de Vasco Fernandes Coutinho. O município, com a mesma denominação, acha-se localizado na região da Grande Vitória. A cidade de Vila Velha dista, por rodovia asfaltada, cerca de 12 km de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, à qual está hoje diretamente ligada por uma ponte popularmente conhecida com o nome de Terceira Ponte, que cruza por sobre a entrada da baía de Vitória. O município de Vila Velha situa-se na latitude sul de 20°, 20' e 12" e à longitude oeste de Greenwich de 40°, 17' e 28". Seu território tem cerca de 212 km², com a altitude de 4 metros. O clima é quente com maior ocorrência de chuvas entre os meses de outubro e janeiro. Seus limites são: ao norte com o município de Vitória; ao sul com o município de Guarapari; a leste com o oceano Atlântico e a oeste com os municípios de Viana e Cariacica.

Sua hidrografia é composta das bacias dos rios Guarapari e Jucu, cujas áreas são de 32 e 179 km² respectivamente, destacando-se como principais rios o Jucu e o Una.


---------
© 2000 Estação Capixaba. Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :