Com este trabalho não tivemos senão por objetivo apresentar uma pequena contribuição sobre o estudo da ocupação e do desenvolvimento urbano...

Introdução

1/01/2016 0 Comentários


Com este trabalho não tivemos senão por objetivo apresentar uma pequena contribuição sobre o estudo da ocupação e do desenvolvimento urbano de uma área localizada neste Estado. Buscamos, apenas, dar uma visão singela das mudanças ocorridas no espaço compreendido pelo setor norte do município de Vitória, tendo por base de estudo a leitura, a análise e a interpretação de fotografias aéreas tomadas em épocas distintas: 1970 e 1986. Por tratar-se de estudo de caráter geral e por não dispormos de tempo suficiente para um trabalho de maior envergadura, quase não fizemos checagem de campo, o que deve ser levado em consideração na crítica ao estudo aqui apresentado.[ * ]

A área estudada abarca grande parte da superfície ocupada pelo distrito de Goiabeiras, a qual integra, com o distrito de Vitória, o município da capital capixaba. É bom que se frise constituir a parte da área excluída, em termos de urbanização, pouca coisa no universo examinado.

Apesar da nossa preocupação central ter sido a de mostrar o notável crescimento urbano do que convencionamos chamar de setor norte de Vitória, procuramos, também, dar uma visão geral do conjunto da base física em que se assenta a superfície da área estudada e das implicações do crescimento em relação a essa aludida base. Abstivemo-nos de fazer observações das extensões de terras ocupadas pelo complexo portuário e siderúrgico pertencentes à Companhia Vale do Rio Doce e à Companhia Siderúrgica de Tubarão, respectivamente, por se tratarem de áreas de segurança nacional.

Finalmente, enfatizamos ser muito importante que a leitura deste trabalho seja acompanhada da observação e do exame da cartografia obtida a partir da fotointerpretação, sem a qual o assunto explanado tornar-se-á por demais árido e maçante. Por isso mesmo, elaboramos e anexamos o material cartográfico que é parte integrante deste estudo.

[ * ]  O autor agradece sensibilizado ao geógrafo Mário Sartori pelo empréstimo das fotos aéreas.


[Reprodução autorizada pelo autor]

Ricardo Brunow Costa é geógrafo formado pela UFRJ, tendo vários livros e artigos publicados. Para outras informações, consulte a listagem de pesquisadores. (Para obter mais informações sobre o autor e outras de suas publicações, clique aqui)

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :