Luís D'Alincourt nasceu em Oeiras, em 1787 e faleceu no Espírito Santo, em 1841. Foi militar, oficial do Real Corpo de Engenheiros, esc...

Luís D'Alincourt - Biobibliografia


Luís D'Alincourt nasceu em Oeiras, em 1787 e faleceu no Espírito Santo, em 1841. Foi militar, oficial do Real Corpo de Engenheiros, escritor, ensaísta, memorialista, pensador, ativista, intelectual e pesquisador português radicado no Brasil.

Filho de Luís D'Alincourt, francês, e D. Anna D'Alincourt, portuguesa, após os estudos preparatórios em sua terra natal, seguiu a carreira militar. Em 1799, assentou praça no Quartel da Brigada Real transferindo-se, posteriormente, para o Regimento de Artilharia de Lisboa.

Em 1808 veio para o Rio de Janeiro juntamente com a Família Real portuguesa, sendo promovido a oficial em 1809. Concluiu então o curso da antiga Academia Militar do Rio de Janeiro e teve a partir de então numerosas comissões importantes: na Bahia (1816), Pernambuco (1818), em Mato Grosso (1822-1830), no Espírito Santo (1931-1841), onde tudo indica ter falecido.

A exemplo de Hercules Florence (1825), prestou valiosos serviços através de suas viagens de pesquisa ao interior do Brasil, em especial às Províncias de Mato Grosso e de Goiás na região Centro-Oeste. Foi autor de uma série de trabalhos estatísticos e topográficos, inclusive da Memória de sua viagem a Cuiabá em 1811, que foi publicada pela Universidade de São Paulo no ano de 1975.

Publicações de sua autoria:

Memória sobre a Viagem do Porto de Santos à Cidade de Cuiabá (1818)
Notícias sobre a Parte Meridional da Província de Mato Grosso
Estatística da Província de Mato Grosso
Reflexões Acerca da Província de Mato Grosso
Indagações Estatísticas
Resumo das Explorações de Camaquã a Cuiabá
Plantas e Levantamentos (Forte Bourbon e Forte Coimbra).
Memória sobre o reconhecimento da foz e porto do rio Doce (1833).



Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :