Nascida no Rio de Janeiro em 1958, graduada em Museologia pela Universidade do Rio de Janeiro em julho de 1984 e pós-graduada em Bibliote...

Maria Clara Medeiros Santos Neves - Biobibliografia

2012.

Nascida no Rio de Janeiro em 1958, graduada em Museologia pela Universidade do Rio de Janeiro em julho de 1984 e pós-graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1990 e registrada no Conselho Regional de Museologia, 2ª região, sob o nº 315-I.

Atuou como museóloga desde 1985, quando foi contratada pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais / Superintendência de Museus, sendo responsável pela coordenação e implantação do Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, e Museu Casa Alphonsus Guimaraens, em Mariana, MG, assim como pelo acervo do Museu Mineiro, em Belo Horizonte, o qual diagnosticou, pesquisou e reprocessou tecnicamente.

Elaborou o Projeto Guignard, seguindo os moldes do Projeto Portinari de São Paulo, para cadastramento das obras do artista em Minas Gerais. Durante o período em que foi Diretora da Divisão de Museologia do mesmo órgão (1988/1989), elaborou o Plano de Ação para o ano de 1988, que serviria mais tarde de modelo aos demais órgãos da mesma Secretaria.

No Arquivo Geral da Prefeitura de Vitória (1994-6) foi responsável pelo acervo de fotografias, elaborando projeto para identificação desse acervo, sendo sua coordenadora de execução, quando realizou pesquisa de história oral. Atuou no mesmo Arquivo na elaboração de tabela de temporalidade dos documentos e processos gerados pela Prefeitura de Vitória, orientando elementos das demais secretarias daquela municipalidade para a definição de seus critérios.

Autora do projeto de implantação do Museu Vale, inaugurado em 1998, incluindo concepção museológica da instituição e das exposições, realização de pesquisa em fontes primárias e secundárias, assim como de história oral com os aposentados e funcionários ativos da Estrada de Ferro Vitória a Minas para identificação e seleção de acervos e elaboração de textos.

Autora do projeto para implantação do Museu Maçônico do Espírito Santo, localizado na Cidade Alta, Vitória, ES, compreendendo pesquisa em fontes primárias e secundárias, pesquisa de história oral, levantamento de acervos e identificação, concepção das exposições, elaboração dos textos da exposição e de folder institucional, sendo também responsável pela implantação, que ocorreu em novembro de 2001.

Responsável pela concepção, criação e coordenação do site ESTAÇÃO CAPIXABA — www.estacaocapixaba.com.br —, no ar desde o ano de 2000, site este que foi parceiro do GAZETA ONLINE durante os anos de 2000 a 2003, constituindo-se no maior conteúdo daquele conhecido portal, e que mereceu destaque por várias vezes na mídia ao longo de sua existência.

Projetos

Projeto de implantação do Museu Vale, Vitória, ES, realização da Cia. Vale, elaboração do projeto  em 1996 e coordenação da implantação em 1998.

Projeto Programa Vida Mais, realizado com recursos da Lei Rouanet e patrocínio ArcelorMittal, 2009-2010 (elaboração e coordenação);

Projeto de implantação do Museu Ferroviário Nacional, 1ª etapa, 2010, Rio de Janeiro, realização Ministério dos Transportes e Universidade Federal de Santa Catarina (elaboração e coordenação da equipe técnica);

Projeto Preservação de acervo e Modernização da Biblioteca Pública do Espírito Santo, aprovado na Lei Rouanet e em fase de captação de recursos com o apoio do Governo do Estado (elaboração);

Publicações

COUTINHO, D. José Caetano da Silva. O Espírito Santo em princípios do século XIX. Vitória: Cultural-ES e Estação Capixaba, 2001 – Concepção do projeto, transcrição do documento, organização e coordenação editorial (Depósito Legal na Biblioteca Nacional).

SANTOS NEVES, Maria Clara O.M. Além das aparências: Memória da Dermatologia no Espírito Santo. Vitória: Sociedade Brasileira de Dermatologia-regional ES, 2003 – Concepção do projeto, pesquisa, produção do texto e coordenação editorial. Livro lançado durante o LVIII Congresso Brasileiro de Dermatologia, realizado em Vitória (Depósito Legal na Biblioteca Nacional).

RÖWER, Frei Basílio. O Convento de Nossa Senhora da Penha do Espírito Santo. Vitória: A Gazeta, 2008 – Pesquisa, organização e coordenação editorial.(reedição comemorativa de A Gazeta para os 450 anos do Convento da Penha).

SANTOS NEVES, Guilherme. História popular do Convento.  Vitória: A Gazeta, 2008 –Organização e coordenação editorial. (reedição comemorativa de A Gazeta para os 450 anos do Convento da Penha).

SANTOS NEVES, Reinaldo. Crinquinim e o Convento da Penha. Vitória: A Gazeta, 2008. – Organização e coordenação editorial. (reedição comemorativa de A Gazeta para os 450 anos do Convento da Penha).

SANTOS NEVES, Guilherme. Estudos e registros do folclore capixaba. Vitória: Centro Cultural de Estudos e Pesquisas do Espírito Santo, 2008 [Vol. I e II] – Coordenação.

DAEMON, Basílio Carvalho. Província do Espírito Santo. Vitória: Secretaria de Estado da Cultura, Arquivo Público Estadual, 2010 – Concepção de projeto, organização e coordenação editorial (reedição do original de 1879).

SANTOS NEVES, Maria Clara O.M. (org.). Objetiva de Paulo Bonino: 50 anos de fotografias no Espírito Santo. Vitória: Phoenix Cultura, 2010 – Concepção do projeto, organização, pesquisa, produção de texto, seleção de imagens, coordenação editorial.

LACERDA, D. Pedro Maria de. Diários das visitas pastorais de 1880 e 1886 à Província do Espírito Santo. Vitória: Phoenix Cultura, 2012 – Concepção do projeto, organização, coordenação editorial e digitalização do documento.

SANTOS NEVES, Maria Clara Medeiros. Falando de patrimônio cultural: cartilha de educação patrimonial. Vitória: Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, 2012 – Concepção de projeto, pesquisa, texto, concepção editorial.

SANTOS NEVES, Maria Clara Medeiros, BRASILIENSE, Vanessa. Olympio Brasiliense: 50 anos de arquitetura em Vitória. Vitória: Phoenix Cultura, 2012 (http://www.estacaocapixaba.com.br) – Concepção de projeto, organização e preparação de páginas para publicação online.

___. Digitalização do acervo Olympio Brasiliense. Vitória: Phoenix Cultura, 2012 (http://www.estacaocapixaba.com.br) – Concepção do projeto, digitalização, tratamento e publicação online.

BAVIERA, Teresa da (princesa). Viagem pelos trópicos brasileiros: Província do Espírito Santo. Vila Velha: Phoenix Cultura, 2014 (http://www.estacaocapixaba.com.br) – Concepção do projeto e coordenação editorial.

SANTOS NEVES, Maria Clara Medeiros. Registros da pesca artesanal em Vila Velha. Vila Velha: Phoenix Cultura, 2014 (http://www.estacaocapixaba.com.br) – Concepção do projeto, pesquisa, fotografias, texto e preparação de páginas para internet.

___. Preservação e divulgação de registros do Folclore capixaba. Vitória: Phoenix Cultura, 2016 (http://www.estacaocapixaba.com.br/2016/01/preservacao-e-divulgacao-de-registros_19.html) Concepção do projeto, digitalização, tratamento e publicação online.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF.

janeiro de 2016.

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :