Morro do Moreno visto do Convento da Penha. Foto Maria Clara Medeiros Santos Neves, setembro de 2006. O morro do Moreno, com 164 metros...

Morro do Moreno

Morro do Moreno visto do Convento da Penha. Foto Maria Clara Medeiros Santos Neves, setembro de 2006.
Morro do Moreno visto do Convento da Penha. Foto Maria Clara Medeiros Santos Neves, setembro de 2006.

O morro do Moreno, com 164 metros de altitude, localiza-se a leste de Vila Velha, entre o morro da Penha e a praia da Costa. Oferece vista panorâmica de várias ilhas e possui local para pesca e rampa para salto de voo livre.

No início do século XX foi usado como um dos postos de um sistema de sinalização para auxílio à navegação juntamente com o morro Pela-Macaco ou Atalaia, no interior da baía de Vitória. O posto do Moreno compunha-se de uma cabana para abrigo do sinaleiro equipada com cama da campanha, pequeno fogareiro e uma luneta. A sinalização era feita por meio de bandeiras.

Apresenta vegetação da Mata Atlântica.

Atualmente vem sofrendo ocupação irregular, adquirindo características de local residencial, principalmente em sua parte inferior.

***

Unidade de conservação sob proteção municipal através da Lei Municipal n. 262/90 e Decreto Municipal n. 202/96.


---------
© 2000 Estação Capixaba. Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :