Penedo vai, Penedo vem, Penedo é terra De quem quer bem Venha cá fulana, Venha cá, meu bem, Se tu és de tua mãe És minha t...

Penedo vai...



Penedo vai,
Penedo vem,
Penedo é terra
De quem quer bem

Venha cá fulana,
Venha cá, meu bem,
Se tu és de tua mãe
És minha também.

Brinquedo de roda muito conhecido em Vitória, Guarapari, São Mateus, Linhares, Colatina, Santa Teresa, Serra, Araçatiba e, certamente, em todos os recantos da terra capixaba.

Em Vitória, também se ouve cantar — "Penedo está na terra", possível alusão ao morro Penedo, que se levanta à entrada da baía. Variantes de Linhares e São Mateus dizem — "Penedo é serra". Na cidade da Serra, segundo versão ali colhida, o apelo — "Venha cá..." é todo feito corretamente na pessoa você: "Se você é de sua mãe / É minha também". É freqüente — conforme variantes da capital e do interior — calar-se a condicional se nos versos: "Você é de sua mãe / É minha também".

Nas coletâneas de rimas infantis que conhecemos e que vão aqui referidas, não vimos a menor alusão a esta sonora cantiga de roda.

Modo de brincar: Formam-se duas rodas — uma grande e a outra composta de duas crianças. Todas cantam, rodando, o estribilho: "Penedo vai, / Penedo vem, / Penedo é terra / De quem quer bem." Na mesma toada, as crianças da roda menor chamam, uma por uma, as da roda maior ("Venha cá, fulana, / Venha cá, meu bem"...), até que esta se reduza a duas crianças. Então, recomeça-se, retornando todas, uma a uma, à roda a que pertenciam.


[SANTOS NEVES, Guilherme (pesquisa e texto), COSTA, João Ribas da (notação musical). Cantigas de roda. Vitória:Vida Capichaba, 1948 e 1950. (v. 1 e 2).]

---------
© 2001 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Guilherme Santos Neves foi pesquisador do folclore capixaba com vários livros e artigos publicados. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)
João Ribas da Costa foi professor no interior do Estado do Espírito Santo.

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :