Terezinha de Jesus Deu uma queda foi ao chão, Acudiu três cavalheiros, Todos três chapéu na mão. O primeiro foi seu pai, O segu...

Terezinha de Jesus


Terezinha de Jesus
Deu uma queda foi ao chão,
Acudiu três cavalheiros,
Todos três chapéu na mão.

O primeiro foi seu pai,
O segundo seu irmão,
O terceiro foi aquele
Que Teresa deu a mão.

Tanta laranja madura,
Tanto limão no chão,
Tanto sangue derramado
Dentro do meu coração.

Canção de roda muito conhecida e querida no Espírito Santo. As versões quase não diferem da que aqui registramos. Apenas uma, de Colatina, acrescenta-lhe a quadra:

Da laranja quero um gomo,
Do limão quero um pedaço,
Da fulana quero um beijo
De você quero um abraço.

O mesmo ocorre em variante carioca, citada por Cecília Meireles ("Infância e folclore", A Manhã, 20/02/1942).

A cantiga foi também recolhida por Alexina de Magalhães Pinto, frei Pedro Sinzig e pelos maestros Villa-Lobos, J. Gomes Júnior e J. Batista Julião. Nota-se, porém, nas versões desses autores, a preocupação de salvar a concordância. Em Cantigas das crianças e do povo (Alexina de Magalhães Pinto), p. 64, o 3o verso da 1a quadra é "Acudiram três cavaleiros"; em O Brasil cantando, n. 310 — "Acudiram três senhores"; no Guia prático, n. 123, e em Ciranda, cirandinha..., n. 26 — "Acodem três cavalheiros". Essa correção ou polimento como que altera e constrange a melodia, tirando-lhe — a nosso ver — o sabor espontâneo e popular que é evidente na versão capixaba.

A variante mineira que se lê em Cantigas das crianças e do povo, termina pela seguinte quadrinha que completa o ingênuo "enredo" da cantiga:

Terezinha levantou-se,
Levantou-se lá do chão
E sorrindo, disse ao noivo
— Eu te dou meu coração!



[SANTOS NEVES, Guilherme (pesquisa e texto), COSTA, João Ribas da (notação musical). Cantigas de roda. Vitória:Vida Capichaba, 1948 e 1950. (v. 1 e 2).]

Guilherme Santos Neves foi pesquisador do folclore capixaba com vários livros e artigos publicados. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)
João Ribas da Costa foi professor no interior do Estado do Espírito Santo.

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :