Gustav Giemsa. SUMÁRIO Explicação do tradutor Nota Prefácio I. Plano e realização da viagem II. Generalidades sobre o Espírit...

Uma viagem de estudos ao Espírito Santo

Gustav Giemsa.
Gustav Giemsa.
SUMÁRIO


Explicação do tradutor

Nota

Prefácio

I. Plano e realização da viagem

II. Generalidades sobre o Espírito Santo: solo, clima, meios de transporte

III. História e extensão da colonização no Espírito Santo

IV. Agricultura e produção

V. Roupa, habitação, alimentação e água

VI. Situação Econômica

VII. Medicina e salubridade

VIII. Estatística demográfica

IX. Observações genealógicas e antropológicas

X. A igreja, a escola, os costumes

XI. O mundo espiritual dos colonos

XII. Aclimação

Conclusão

Apêndice I

Apêndice II


[GIEMSA, Gustav, NAUCK, Ernst G. Uma viagem de estudos ao Espírito Santo: pesquisa demo-biológica, realizada, com o fim de contribuir para o estudo do problema da aclimação, numa população de origem alemã, estabelecida no Brasil Oriental. Trabalho publicado pela Universidade de Hanseática, Anais Geográficos (continuação dos Anais do Instituto Colonial de Hamburgo, vol. 48), série D, Medicina e Veterinária, vol. IV, Hamburgo, Friederichsen, De Gruyter & Co., 1939, traduzido para o português por Reginaldo Sant'Ana e publicado no Boletim Geográfico do Conselho Nacional de Geografia, n. 88, 89 e 90, 1950].

Gustav Giemsa nasceu na Alemanha a 20 de novembro de 1867 e faleceu a 10 de junho de 1948. Foi químico e bacteriologista e alcançou notoriedade pela criação uma solução de corante conhecida como "Giemsa", empregada para o diagnóstico histopatológico da malária e outros parasitas, tais como Plasmodium, Trypanosoma e Chlamydia. Estudou Farmácia e mineralogia na Universidade de Leipzig, e Química e Bacteriologia na Universidade de Berlim. Entre 1895 e 1898 Giemsa atuou como farmacêutico na África Oriental Alemã. Em 1900 tornou-se chefe do Departamento de Química Institut für Tropenmedizin em Hamburgo.
Ernst G. Nauck nasceu em São Petersburgo, Alemanha, em 1867, e faleceu em Benidorm, Espanha, em 1967. Especialista em doenças tropicais. 


Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :