Citações que, eventualmente, podem ser ditas por Silva Pontes, ao longo do texto: "A informação é infideindigna, como dizia Capistra...

Crime no Radium Hotel — Diversos subsídios e sugestões

2/01/2016 , , 0 Comentários


Citações que, eventualmente, podem ser ditas por Silva Pontes, ao longo do texto:

"A informação é infideindigna, como dizia Capistrano de Abreu."

Como dizia o Conselheiro Aires, do velho Machado, muita gente se consola com "a saudade de si mesmos".

Lembro-me de Sherlock Holmes advertindo Watson: "Quantas vezes eu lhe disse que depois que você eliminar o impossível, aquilo que resta, por mais improvável, que seja, deve ser verdade."

Como dizia Cícero, se quiser que o povo entenda o que estou explicando "acabarei falando às cadeiras."

"Heráclito..." começa Silva Pontes.

"Seu Heráclis, marido de Dona Belinha?" perguntou o Zito do pirulito

"Não seja bobo... Heráclito, o filósofo grego, lembrava sempre que 'o imbecil se excita com qualquer discurso'. Vejo isto nesses comícios de hoje..."

Num poema sobre os ratos, Robert Browning lembra que com seu ruído "até silenciaram as fofocas das comadres."

"Tudo está bem quando termina bem", frase atribuída a Shakespeare mas de autoria do poeta elizabetano John Heywood.

"Feliz é o povo que não tem história", Marquês de Beccaria. Assim são nossos pescadores, Cronos sem Clio...

Não era o "depravado maio" de Eliot, era um maio perfumado e de temperatura agradável, sem chuva e de céu muito azul.

Thomas Carlyle: "Qualquer dúvida só pode ser resolvida por meio da ação."

Samuel Johnson: "A curiosidade é uma das características mais importantes de uma mente fértil."

Informe de Nezita [cunhada de Renato]: O cassino era completo, com roleta e bacará e pertencia ao sr. Bianchi. Os motoristas de praça de Vitória estavam autorizados a levar jogadores, gratuitamente, para Guarapari.

O Siribeira foi fundado em uma conversa na praia — Heliomar, Paulo e Maninho, Alceu Vieira, Lauro Lemos, Lauro Mota... Heliomar conseguiu do SPU a pedra onde primeiro fizeram uma palhoça. Enquanto construíam o clube atual o Carnaval foi no salão do Radium Hotel.

O boi Jaraguá era montado em uma armação de madeira, coberta de chita estampada e com uma caveira de boi. O brincante cantava: "Guarapari tem um boi que sabe ler / Balança o rabo mas não sabe escrever."

Shakespeare, diz Silva Pontes, falando como se fora Júlio César, lembrava que "a falha, caro Brutus, não está em nossas estrelas, mas em nós mesmos.."


NÓTULAS


Em 1950, o Brasil tinha 50 milhões de habitantes. Getúlio Vargas foi eleito com 3.849.040 votos. O Colégio Eleitoral só abrangia 15% da população. As eleições em 1950 foram gerais (todos os cargos e níveis). O dólar valia 18 cruzeiros.

Getúlio Vargas conduzia o país numa linha nacionalista e com desenvolvimento voltado para o mercado interno. Havia certos limites à atuação do capital estrangeiro. Getúlio era um entusiasta da Petrobrás e da Fábrica Nacional de Motores, na Baixada Fluminense, fabricante de caminhões que o povo apelidou de Fenemê. Foi pioneiro no uso do rádio para se comunicar com os "trabalhadores do Brasil".


Caso do café

Uma exportadora vende 500 mil sacas de café em Londres a 2.1 dólares por libra-peso, superior ao preço mínimo de registro no Brasil de 2 dólares por libra peso. O comprador deposita a diferença em banco suíço, em conta ilegal de empresa brasileira. Numa operação de 138.9 milhões de dólares, 6.6 milhões foram depositados em conta ilegal de que o Pitani se apropriou à revelia de seu sócio.


Música

Waldir de Azevedo, em 1951, vendeu quase 500.000 discos, inclusive com o chorinho chamado "Brasileirinho", de 1949, "tudo escrito na corda ré, de um instrumento de brinquedo" desses que se dão às crianças no Natal.


Leite

Silva Pontes advertia: "Os centros de saúde estão divulgando o leite em pó, estimulando as mães a não amamentarem seus filhos. As famílias pobres completam o leite com água, tornando fraca a alimentação dos bebês. Lacerda

Carlos Lacerda justificou o empréstimo do Banco do Brasil à Última Hora, de Samuel Wainer, como o maior escândalo da história republicana. Por isto, foi vítima de atentado, na rua Toneleros, no Rio, em agosto de 1954, por membros da guarda pessoal do presidente Getúlio Vargas, chefiados pelo Gregório Fortunato.


Cinema

Silva Pontes era sócio da Cinédia, de Ademar Gonzaga, mas não gostava de chanchadas carnavalescas. Huáscar Cruz, dono do Hotel e Bar Azul, inaugurou o Cinema Guará, de frente para o canal.

O primeiro filme, Nem Sansão nem Dalila, de Carlos Manga, com Oscarito: vítima de um acidente automobilístico, um barbeiro (Oscarito) sonha que voltou a Gaza e lá virou Sansão. Ao contrário do original, Oscarito toma o poder e estabelece uma ditadura, copiando Vargas. Mas não faltavam as músicas de Carnaval.

Silva Pontes não gostou da sala. Homem da Europa, só gostava do Cine Paissandu, no Flamengo, onde passavam os melhores filmes da nouvelle vague, tendo como principais diretores Jean-Luc Godard, François Truffaut e Alain Resnais. Dos filmes brasileiros, admirou O Cangaceiro, da Vera Cruz (1953). Sobre a Coca-Cola, a opinião de Silva Pontes: Sou a favor do guaraná. A Coca-Cola contém ácido fosfórico capaz de se transformar no organismo em fosfato de cálcio, descalcificando ossos e dentes em formação.


Praias de Guarapari

Do sul para o norte: Meaípe, Padres, Bacutia, Macumã, Guaibura, Riacho, Pelotas, Areia Preta, do Meio, Castanheiras, dos Namorados, Rebentação (na pedra) e das Virtudes. Depois do canal: Muquiçaba, do Morro, das Flechas e Três Praias. Episódio interessante a relembrar: Há a crença que, durante a Guerra, pescadores vendiam peixe fresco a tripulantes de submarinos alemães, donde o início de intenso patrulhamento com dirigíveis blimp norte-americanos.


Espírito Santo

Na eleição de 1950 mostrou sua dependência da polarização partidária nacional. Por exemplo: o PSD apoiou Getúlio, que era PTB, não aceitando seu candidato Cristiano Machado (mineiro: questão de limites). As oligarquias haviam se consolidado nos partidos existentes.

Jones, eleito contra Affonso Schwab, fez notável Plano de Valorização Econômica do Estado. Porto / Energia Elétrica / Rodovias / Produção agrícola. Governo modernizador.

Getúlio inaugurou a ponte sobre o rio Doce em Linhares em 22 de junho de 1954. Silva Pontes foi convidado mas, como amigo pessoal de Carlos Lacerda, declinou do convite. Mas foi à solenidade de instalação da Universidade Estadual do Espírito Santo, em 26.05.54 para abraçar seu velho amigo, o primeiro reitor Ceciliano Abel de Almeida.


Final do governo

Rompe-se a aliança com o PTB e surge nova correlação de forças com a disputa partidária daquele ano (1954) e todos os meninos de rua, em Guarapari, cantavam: Chiquinho vem aí.

Introduziu-se o populismo combinado com o coronelismo, beneficiando a chamada Coligação Democrática. Todos contra o PSD, de Carlos e Jones (PSP, PTB, PR, PRP e UDN).


Lacerda de Aguiar

Prefeito pessedista em Guaçuí. Aristocracia rural do sul do Estado. Deputado federal em 1950. Inaugurou um estilo populista com orientação ruralista. Venceu Eurico de Aguiar Salles, deputado federal do PSD. Chiquinho venceu com 55% dos votos.


Guarapari

Litoral sul, 582 km². 50 km de Vitória. Fundada em 1585 pelo padre José de Anchieta com o nome de Aldeia de Santa Maria de Guarapari. Município desde 19.9.1891. Atividades: turismo e pesca. Em 1954, também extração de areias. Artesanato em 1954: renda de bilro. Matriz fundada em 1585 por Anchieta, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, ao lado da matriz. Data de 1677. Ruínas. Poço dos jesuítas, água curativa.


Sugestão

À moda do inspetor Moorse, Silva Pontes pode, de vez em quando, fazer uma citação: Shakespeare, Dante, Camões, Manoel Bandeira (amigo dele).

---------
© 2004 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Renato Pacheco foi importante pesquisador da história e folclore capixabas, além de escritor, com vários livros publicados. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :