Nasceu em Vitória, em 1957. Iniciou sua trajetória literária em 1975, publicando poemas na Tribuna Jovem . Seguiram-se trabalhos publicad...

Marcos Tavares - Biobibliografia


Nasceu em Vitória, em 1957.

Iniciou sua trajetória literária em 1975, publicando poemas na Tribuna Jovem. Seguiram-se trabalhos publicados no jornal A Gazeta e nas revistas Escrita, Revista de Cultura da Ufes e Letra, bem como na coletânea Ofício da palavra. Em 1983 recebeu menção honrosa no concurso da Fundação Ceciliano Abel de Almeida com o livro Vintecontos, publicado mais tarde, em 1987, via co-edição entre a citada Fundação e a Editora Anima, do Rio de Janeiro. Seu livro de poemas permanece inédito.

Fez parte do Grupo Letra. Na qualidade de fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo, radicou-se em Dores do Rio Preto, no sudoeste do Espírito Santo, onde constituiu família, abandonando, espera-se que temporariamente, a atividade de produção literária.

Na revista Letra n. 2, de 1982, Marcos Tavares deu as seguintes informações de caráter autobiográfico: "Filho primogênito de Maria Luísa Silva Tavares (doméstica) e José Tavares (ferreiro, serralheiro e garimpeiro bissexto), Marcos Tavares veio à luz do mundo em manhã radiosa de 16 de janeiro de 1957, em Vitória (E.S.). É membro de numerosa prole. Menino pobre e estudioso, aprendeu, com o pai e as irmãs, a ler aos quatro anos e a escrever aos cinco anos de idade. Adorava as fábulas e as histórias narradas pela mãe e pela avó. Do pai herdou a insatisfação com a realidade. Atualmente é estudante de Matemática (na Ufes), professor substituto e reside no bairro de Santa Teresa (Vitória). Contista, cronista e poemador, Marcos Tavares, embora descrente de sua própria literatura, acompanha com vivo interesse as produções literárias estadual e nacional. Acredita no potencial literário de nossos autores."



Visite o Repertório Literário deste autor.



Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :