Capa da Revista Vida Capichaba n.1. A revista Vida Capichaba foi fundada por Manoel Lopes Pimenta e Elpidio Pimentel em 1923 e...

Revista Vida Capichaba - Histórico


Capa da Revista Vida Capichaba n.1.
Capa da Revista Vida Capichaba n.1.



A revista Vida Capichaba foi fundada por Manoel Lopes Pimenta e Elpidio Pimentel em 1923 e por mais de trinta anos retratou a vida social e política do Espírito Santo.

Em 1930, Maneco — como era chamado Pimenta — deixou a revista porque esta defendia as posições do presidente Washington Luiz, enquanto ele era favorável a Getúlio Vargas. Com a vitória da Revolução Pimenta passou a ser o único dono da revista enquanto Elpídio foi para o Rio, onde lecionou no Colégio Pedro II.

A revista funcionava na avenida Capixaba, que depois deu lugar à loja Strauch, num edifício triangular. Na parte da frente ficavam três compartimentos, sendo que em dois deles era feita a composição dos textos pelos tipógrafos João da Cruz — que deu nome a rua na Praia do Canto — e Pedrolino Siqueira. No terceiro compartimento ficavam a direção e a redação da revista. Nos fundos havia uma impressora plana — Marinetti — operada por Luiz Gorassi.

A revista vivia precariamente e a tipografia fazia impressos para diversas empresas locais. Pimenta sempre pedia a amigos que colaborassem com a revista "a leite de pato" — ou seja, de graça —, como ele mesmo dizia, e muitos concordavam dentre os quais Alvimar Silva, Almeida Cousin, Abílio de Carvalho, José Luiz Holzmeister, Eurípedes Queiroz do Valle, Guilherme Santos Neves, Eugênio Sette e Renato Pacheco.

As ilustrações eram feitas em clichês de metal produzidos no Rio pela firma Sepúlveda que também anunciava na revista.

Aposentando-se como professor catedrático da Escola Normal, Pimenta mudou-se para o Rio e em pouco tempo vendeu a revista aos jornalistas César Vieira Bastos e Élcio Álvares, que a mantiveram por cerca de um ano.

A coleção quase completa dessa importante revista pode ser encontrada na seção Capixaba da Biblioteca Pública Estadual, na Enseada do Suá, Vitória.


---------
© 2001 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Renato Pacheco foi importante pesquisador da história e folclore capixabas, além de escritor, com vários livros publicados. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :