O site ESTAÇÃO CAPIXABA foi concebido e criado pela museóloga Maria Clara Medeiros Santos Neves e levado ao ar em agosto de 2000, sob a chan...

Quem somos

12/01/2015 0 Comentários

O site ESTAÇÃO CAPIXABA foi concebido e criado pela museóloga Maria Clara Medeiros Santos Neves e levado ao ar em agosto de 2000, sob a chancela da CULTURAL-ES, tendo como proposta a divulgação de conteúdos relacionados com a História, Geografia, Literatura e Cultura do Estado do Espírito Santo. Naquele mesmo ano propusemos parceria com o Gazetaonline, que apostou no site, garantindo grande visibilidade ao novo portal da cultura capixaba. Essa parceria se estendeu até 2003 e rendeu muitos frutos: o site Estação Capixaba ganhou novo layout e o conteúdo foi ampliado, o que garantiu grande sucesso dentro e fora do nosso estado, o que comprovam os muitos elogios, solicitações de informações recebidos, além das várias matérias publicadas na mídia.

A partir de 2003 o site tornou-se independente e seu conteúdo continuaria sendo enriquecido por novas publicações. Entre os anos de 2006 e 2016 o site ESTAÇÃO CAPIXABA passou por três grandes repaginações, tendo todo o seu imenso conteúdo migrado para três diferentes plataformas, melhorando sua aparência e acompanhando o avanço tecnológico, visando facilitar a navegação, inclusive nos dispositivos móveis, mantendo-o sempre acessível ao seu público.

Em 2017 inauguramos uma nova fase, passando a atuar como editora, em parceria com a Cândida, de uma série com o mesmo nome do site, que segue em seu terceiro título publicado:

SANTOS NEVES, Reinaldo. Mina Rakastan Sinua. Vitória: Cândida / Estação Capixaba, 2016. [Série Estação Capixaba, vol. I, livro impresso, ISBN 978-85-64258-06-8, patrocínio Lei Rubem Braga];

___. Poesia 64-14. Vitória: Cândida / Estação Capixaba, 2016. Vitória: Cândida / Estação Capixaba, 2016. [Série Estação Capixaba, vol. II, livro digital, ISBN 978-85-64258-07-5];

SOARES, Gilson. Poesia de bolso - Pequenos poemas pedestres. Vila Velha: Cândida / Estação Capixaba, 2017 [Série Estação Capixaba, vol. III, livro digital, ISBN 978-85-64258-08-2.]

Como não poderia de ser, o site ESTAÇÃO CAPIXABA tem muitos colaboradores, todos merecedores de nosso respeito e carinho especiais pelas muitas contribuições que fizeram e fazem ao conteúdo e à divulgação dos posts. Citamos alguns deles:

Adilson Vilaça
Alain Herscovici
Altair Malacarne
Álvaro José Silva
Andréia Delmaschio
Ângela de Biase Ferrari
Bernadette Lyra
Carlos Augusto Salles
Carlos Teixeira de Campos Júnior
Centro Educacional Leonardo da Vinci
Deny Gomes
Érico de Freitas Machado
Fernando Achiamé
Francisco Aurelio Ribeiro
Frederico Herdmann Seide
Geert Banck
Getulio Marcos Pereira Neves
Gilbert Chaudanne
Gilson Soares
Ivan Borgo
Ivan Seibel
Ivantir Antonio Borgo
Jair Santos
João Bonino Moreira
Jorge Elias Neto
José Anchieta de Setúbal
Lino Machado
Luiz Busatto
Luiz Flores Alves
Luiz Guilherme Santos Neves
Luiz Romero de Oliveira
Luiz Serafim Derenzi
Marcos Tavares

Infelizmente alguns não estão mais entre nós, no entanto muito temos a agradecer aos herdeiros, por meio dos quais continuamos a receber as autorizações para postagem dos conteúdos.

Maria Clara Medeiros Santos Neves é responsável pela concepção, criação, coordenação e manutenção do site ESTAÇÃO CAPIXABA, museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada em Biblioteconomia pela UFMG, autora do projeto do Museu Vale e outros relacionados com acervos históricos, além de ter participado como autora e organizadora em diversas publicações. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :