Projeto de nova divisão do Império,  1873 . Acervo Biblioteca Digital Luso-Brasileira. Como as obrigações da pátria são tão grande...

Dicionário topográfico da província do Espírito Santo

4/24/2016 , 0 Comentários

Projeto de nova divisão do Império, 1873. Acervo Biblioteca Digital Luso-Brasileira.
Projeto de nova divisão do Império, 1873. Acervo Biblioteca Digital Luso-Brasileira.


Como as obrigações da pátria são tão grandes, parece que toda a vida estamos obrigados a lhas reconhecer, cada um, como for possível. (Dom Francisco Manoel de Mello)

Introdução do autor


Com o intento de prestar um pequeno serviço à província onde tive o berço, empreendi alguns trabalhos sobre a sua história e geografia. Já tive a honra de ler perante o Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, que me ouviu com a sua usual indulgência, as Memórias históricas e documentadas da província do Espírito Santo, e uma Memória sobre os seus limites: agora venho oferecer-lhe este dicionário topográfico, que organizei à vista das informações oficiais e particulares, que pude obter e dos mapas geográficos topográficos e corográficos inéditos ou publicados, antigos e modernos, que todos compulsei. Não é, por certo, ainda uma obra completa, e seguramente alguns erros deve ter, provenientes de informações inexatas, mas assim mesmo tem sua utilidade, e mais tarde as correções que se lhe fizerem o tornarão acabado e perfeito.


Nota do site Estação Capixaba


O texto aqui apresentado, publicado originalmente no ano de 1862, teve sua ortografia atualizada, incluindo notas no caso das localidades e acidentes geográficos, nas quais cita-se a forma original.

Acreditamos ser este documento de interesse para os pesquisadores tanto da área de geografia como da de história, pois as nomenclaturas são de época, esclarecendo nomes citados em documentos históricos relacionados com o Estado do Espírito Santo.

A - J

L - X


[Publicado originalmente no site em 2003]

[RUBIM, Brás da Costa. Dicionário topográfico da província do Espírito Santo. In Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, 1862, tomo XXV, p. 597-648.]

---------

© 2016 Estação Capixaba - Todos os direitos de reprodução a partir das imagens digitalizadas e tratadas pela equipe do site, assim como estudos e demais textos produzidos especialmente para esta publicação online estão reservados exclusivamente para o site ESTAÇÃO CAPIXABA (www.estacaocapixaba.com.br) e para os respectivos autores. A reprodução de qualquer item sem prévia consulta e autorização configura violação à lei de direitos autorais, desrespeito à propriedade dos acervos e aos serviços de preparação para publicação.
---------


Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :