Prefácio Dentre as causas da emigração européia no Século XIX estão a falta de emprego e de terras para trabalhar, que originaram fom...

Imigrante a duras penas

5/27/2016 , , 0 Comentários


Prefácio


Dentre as causas da emigração européia no Século XIX estão a falta de emprego e de terras para trabalhar, que originaram fome, miséria, guerras e revoltas. Nesta trajetória está a família de Jacob Seibel, liderada pelo seu avô Adam Seibel I, que fazia parte dos bandos denominados “Schinderhannes”, que roubavam dos ricos e dos franceses para ajudar a comunidade de Hamm am Rhein no ano de1800. Afamília se sustentava da pesca, sendo dona de vários barcos pesqueiros no Rio Reno. Como consequência à perseguição ao avô Adam Seibel I pelos franceses que administravam a região na época e que com isto teve que viver na clandestinidade, a família teve que se desfazer dos barcos, deixando com isto o ramo da pesca.

A emigração à América do Sul em 1859, contou com Adam Seibel II, sua esposa Margaretha e sete filhos menores, entre eles Jacob Seibel, que descreve todas as dificuldades ocorridas durante a viagem até a chegada a Santa Leopoldina. A dificuldade de adaptação em novas terras foi motivada pelas inúmeras doenças até então desconhecidas, o calor, a alimentação, falta de moradia, estradas etc.

Tive a honra de ser convidado pelo autor Ivan Seibel, bisneto do imigrante Jacob Seibel, a prefaciar esta obra. De imediato gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa e, principalmente, pela preocupação em narrar, não somente a chegada de Jacob Seibel e sua família a terras brasileiras, mas também o que levou esta família, assim como tantas outras, a emigrar para terras estrangeiras, sem terem nenhuma idéia do que os esperava. Conclui-se com isto que a motivação tenha sido mais do que desesperadora, e nem um pouco baseado somente no espírito aventureiro, já que deixavam absolutamente nada para trás, vendendo os poucos bens que possuíam e trazendo consigo tão somente as suas famílias.

Joernhinrich Duus
Cônsul Honorário da Alemanha no Espírito Santo


Para ler o texto completo clique aqui

---------

© 2016 Ivan Seibel - Todos os direitos reservados. A reprodução de qualquer item sem prévia consulta e autorização configura violação à lei de direitos autorais, desrespeito à propriedade dos acervos e aos serviços de preparação para publicação.
---------
Ivan Seibel nasceu no Estado de Espírito Santo, tendo colado grau como médico pela FFFCMPA. Pós-graduado em Urologia – FFFCMPA. Pós-graduado em Gestão de Cooperativas – UNISINOS. Mestre e Doutor em Clínica Médica/Nefrologia – PUCRS. Foi Diretor de Educação da Unimed VTRP. Atualmente é membro da Comissão de Educação da Unimed RS com diversas obras publicadas na área médica e também sobre imigração pomerana. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :