Barra do Sahy - 1ª manhã da viagem. Foto Gilson Soares, 2014. Mais de um motivo tinham me induzido a começar a viagem naquela sexta-fei...

Coqueiral de Aracruz e Regência

Barra do Sahy - 1ª manhã da viagem. Foto Gilson Soares, 2014.
Barra do Sahy - 1ª manhã da viagem. Foto Gilson Soares, 2014.

Mais de um motivo tinham me induzido a começar a viagem naquela sexta-feira.

Um deles é que uma amiga – Hebe – que é professora em Coqueiral de Aracruz achou conveniente que eu falasse para os alunos da escola dela (e de uma escola vizinha), sobre poesia, criação literária, publicação de livros etc., aproveitando o recente lançamento de Minério – que ela, bondosa, tinha elogiado - e a minha passagem por Coqueiral já nas primeiras pedaladas desse meu roteiro.

Além disso – desse convite – desde que tinha me ocorrido circular pelo arco norte do meu estado, estabeleci que faria, de início, uma escala inspiradora em Regência Augusta, vila que me enleva.

Assim, considerei que saindo de Vila Velha na sexta-feira – ao fim da primeira semana das minhas férias – cumpriria à tarde o meu compromisso com a Hebe, passaria o final de semana na Vila e rumaria no encalço do arco propriamente dito, só na segunda-feira.

Foi o que fiz.

A tarde em Coqueiral foi prazerosa, enriquecedora e divertida.

Lá encontrei professores e alunos muito interessados e com disposição para ouvir e perguntar.

Além do bate-papo sobre literatura e publicação que, não tenho dúvida, acrescentou informação para todos – principalmente pra mim, claro – ficaram, todos eles, muito curiosos com a alternativa de transporte que adoto – a bicicleta – e este tornou-se também um tema muito atraente, a partir do qual encontrei oportunidade para discorrer sobre cuidado ambiental, comportamento social, mobilidade urbana, hábitos de consumo e atividade física (temas aos quais, aliás, tenho devotado longas e consistentes elucubrações nos demorados silêncios das minhas viagens solitárias).

Ao fim do período que passei nas duas escolas – que transcorreu muito rapidamente – guardei a impressão de que tanto para os alunos, quanto para os professores que participaram das conversas, foi uma atividade pedagogicamente proveitosa.

Assim, satisfeito com a boa resolução do primeiro compromisso da minha viagem, me aquietei em Coqueiral pelo resto daquele dia singular, que tinha começado em Vila Velha, ainda na madrugada, com a natural expectativa de mais uma viagem que se iniciaria daí a pouco e prosseguiu com aquele tal problema de engenharia de transporte de carga em veículo individual de propulsão humana – a popular e saudável bicicleta.

Estrada de Regência. Foto Gilson Soares, 2014.
Estrada de Regência. Foto Gilson Soares, 2014.

Essa equação, como contei, me encasquetou por alguns quilômetros, mas acabou cedendo e admitindo resultado, sem empanar as cores daquela alvissareira manhã de outono tropical no – é preciso dizer? – belo litoral capixaba.

A caminho de Regência Augusta. Foto Gilson Soares, 2014.
A caminho de Regência Augusta. Foto Gilson Soares, 2014.

---------
© 2016 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Gilson Soares é poeta e nasceu em Ecoporanga, no extremo noroeste do Estado do Espírito Santo, em 10 de fevereiro de 1955. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui)

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

Um comentário :

  1. Olá, bom dia, meu amigo. Só hj consegui abrir o seu alvissareiro email. Que alegria poder compartilhar o que senti ao ler suas postagens. Hoje, só li a de Coqueiral mas fiquei interessada. Com certeza, muito em breve, farei o meu comentário sobre vc e a magrela. Um forte abraço. Sucesso

    ResponderExcluir