No relatório geral do seu quatriênio de governo (1951- 1955), na parte relativa à política de Bem Estar Social, assim se expressou o govern...

Introdução

5/05/2011 , 0 Comentários


No relatório geral do seu quatriênio de governo (1951- 1955), na parte relativa à política de Bem Estar Social, assim se expressou o governador Jones dos Santos Neves sobre o conjunto residencial implantado no local que acabou denominado IBES,em Vila Velha: “pôde ainda o IBES levar a cabo a construção total, articulada com outras autarquias, do Núcleo Residencial Alda Santos Neves, em Aribiri, com 886 residências novas.”

Com efeito, como conjunto habitacional previamente planejado e executado em seus mínimos detalhes técnicos, bem como de infra-estrutura e equipamento comunitário, com planta física em formato hexagonal, localizado à margem da Rodovia Carlos Lindenberg,em Vila Velha, o IBES foi a mais ampla e completa experiência de um núcleo residencial destinado à população de baixa renda até então feita no Espírito Santo sob a égide do governo do Estado.

Se iniciativas anteriores de construção de moradias sociais ocorreram na capital do Estado, nos governos de Jerônimo Monteiro e Florentino Avidos, o IBES superou-as em dimensões, tendo ainda o pioneirismo de se projetar para além da geografia insular de Vitória, antecipando-se em duas décadas aos diversos conjuntos habitacionais que viriam a ser construídos em Vila Velha, a partir dos anos 70, com recursos do antigo Banco Nacional da Habitação.

O acervo de fotos ora exibidas pela Estação Capixaba são documentos ilustrativos que remetem aos primeiros capítulos da história da expansão habitacional e urbana de Vila Velha e, por extensão, da Grande Vitória, sendo também flagrantes da história do IBES (Instituto do Bem Estar Social) como instituição social que teve na pessoa do Dr. Henrique Cerqueira Lima Filho um dos seus mais atuantes administradores.


---------
© 2011 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------


Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :