Cartas compiladas, 19/10/1722. Acervo Arquivo Nacional. Ordem para os oficiais da Câmara da Capitania do Espírito Santo tomarem a homen...

Compilações de diversas cartas do século XVIII relativas à Capitania do Espírito Santo - III

Cartas compiladas, 19/10/1722. Acervo Arquivo Nacional.
Cartas compiladas, 19/10/1722. Acervo Arquivo Nacional.

Ordem para os oficiais da Câmara da Capitania do Espírito Santo tomarem a homenagem para Manuel Corrêa de Lemos que tem patente de S. Majestade de Capitão-mor da dita Capitania no caso que faleça o que estava exercendo.

Porquanto tenho notícia de que o Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo Francisco de Albuquerque Telles se acha gravemente enfermo e com perigo evidente de vida: e convém ao serviço de S. Majestade, que Deus o guarde, que no caso que ele morra, lhe suceda logo no dito posto Manuel Corrêa de Lemos (que nele está provido, por patente do dito Senhor) e não ser justo que no tempo presente haja a menor dilação em  estar aquela Capitania sem pessoa que a governe. Ordeno aos oficiais da Câmara da Capitania do Espírito Santo, que falecendo o Capitão-mor Francisco de Albuquerque Telles, ou sendo já falecido, tomem logo a homenagem a Manuel Corrêa de Lemos, e o metam de posse do Governo da dita Capitania do Espírito Santo, em observância da patente de S. Majestade, que lhe há de apresentar com o cumpra-se que nela tenho posto: e de o haver assim executado me darão logo conta. Bahia Maio 20 de 1721. Rubrica.


Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo Manuel Corrêa de Lemos.

[Recebi] quatro cartas de V.M. todas de cinco de Junho deste ano, a que V.M. responde sobre todos os particulares que lhe havia ordenado me informasse: e vista a conta que deles me dá, executará V.M. prontamente tudo o que por esta lhe ordeno. Tanto que V.M. a receber mandará logo logo acabar as fortalezas dessa praça, e para pagamento dos materiais, e oficiais se cobrará executivamente tudo o que nela se estiver devendo ao Donatário que foi dessa Capitania Manoel Garcia Pimentel, visto tocar-lhe a despesa das ditas fortalezas: e os moradores concorrerão com as madeiras necessárias para as carretas e o feitio delas se pagará por conta da fazenda Real, na mesma forma que V.M. me avisa.

Fará V.M. logo reencher a Companhia de Infantaria paga... [incompleto]


Observação: 
Transcrevemos aqui apenas o texto das cartas relativas ao Espírito Santo.


---------
© 2017 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Maria Clara Medeiros Santos Neves [transcrição a partir do original], coordenadora do site ESTAÇÃO CAPIXABA, é museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada em Biblioteconomia pela UFMG, autora do projeto do Museu Vale e de diversas publicações. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui.

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :