Cartas compiladas, 19/10/1722. Acervo Arquivo Nacional. Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo tomar logo posse dela ...

Compilações de diversas cartas do século XVIII relativas à Capitania do Espírito Santo - IV

Cartas compiladas, 19/10/1722. Acervo Arquivo Nacional.
Cartas compiladas, 19/10/1722. Acervo Arquivo Nacional.


Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo tomar logo posse dela para a Coroa.

S. Majestade que Deus guarde se serviu ordenar-me por carta de 19 de Maio deste Ano (cuja Cópia com esta remeto) mandasse logo tomar posse dessa Capitania do Espírito Santo, que ficou devoluta[ 10 ] por morte do Donatário Manuel Garcia Pimentel. (Tanto que V.M. receber esta, junto com a Câmara, a quem também escrevo) E o ouvidor tome posse da dita Capitania do Espírito Santo, para a Real Coroa de Majestade, de que me remeterá V.M. logo o traslado do termo da dita posse, por duas vias, para com ele dar conta ao dito Senhor.

V.M. me remeterá também, uma lista das peças de Artilharia, Armas de fogo, e munições com que se acha, e de tudo o que for necessário à defensa da mesma Capitania, em que espero que V.M. se haja com a cautela, e vigilância que convém; e também me enviará uma memória das fortalezas que há, o estado em que se acham, e se necessitam de algum conserto, para se lhes fazer prontamente. Deus guarde a V.M. Bahia Outubro 19 de 1722. / Pedro de Vasconcellos / Para o Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo.


Carta para os oficiais da Câmara da Vila da Vitória Capitania do Espírito Santo, tomarem posse dela para a Coroa.

S. Majestade que Deus guarde se serviu ordenar-me por Carta de 19 de Maio deste ano (Cuja Cópia com esta remeto) mandasse logo tomar posse dessa Capitania do Espírito Santo, que ficou devoluta por morte de Manuel Garcia Pimentel Donatário dela. (Tanto que V.Ms. receberem esta, junto com o Capitão-mor, a quem também escrevo) e o ouvidor, tomem posse da dita Capitania do Espírito Santo para a Real Coroa de S. Majestade. Deus guarde a V.Ms. Bahia Outubro 19 de 1722. / Pedro de Vasconcellos / Para os oficiais da Câmara da Vila da Vitória da Capitania do Espírito Santo.


Observação: 
Transcrevemos aqui apenas o texto das cartas relativas ao Espírito Santo.


_____________________________

NOTAS


[ 1 ] Tributo real pago do rendimento da fazenda de cada súdito; normalmente se impõe para obra pública. Por ocasião de guerra também as Câmaras são tributadas com licença do Rei.


---------
© 2017 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Maria Clara Medeiros Santos Neves [transcrição a partir do original], coordenadora do site ESTAÇÃO CAPIXABA, é museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada em Biblioteconomia pela UFMG, autora do projeto do Museu Vale e de diversas publicações. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui.

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :