Carta compilada, 04/04/1665. Acervo Arquivo Nacional. Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo a favor de Agostinho Bar...

Compilações de diversas cartas do século XVIII relativas à Capitania do Espírito Santo - VII

Carta compilada, 04/04/1665. Acervo Arquivo Nacional.
Carta compilada, 04/04/1665. Acervo Arquivo Nacional.


Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo a favor de Agostinho Barbalho Bezerra.

Agostinho Barbalho Bezerra, a quem El-Rei meu Senhor se serviu encarregar várias provisões tocantes ao descobrimento das Minas das Capitanias do Sul, há de executar nessa o que convier a este fim. E porque nela está uma ordem minha para se não dar cumprimento a nenhuma Del-Rei meu Senhor ou de Donatário sem eu lhe por o cumpra-se; me pareceu dizer a V.M., e ordenar-lhe, que sem embargo de não levarem as provisões, e patente de que El-Rei meu Senhor lhe fez mercê cumpra-se de minha mão, V.M. as deixe executar livremente. E para o efeito se conseguir como Majestade, dispõe-lhe de V.M. na forma de suas Reais ordens, todo o favor, ajuda, e o mais que nelas se declarar, com o cuidado, e diligência que pede matéria de tanta importância, e em que tal [empreitada?] vai a conveniência do serviço Del-Rei meu Senhor e benefício desses moradores, o que hei por muito encarregado, e recomendado a V.M., pela parte que lhe toca, no que o mesmo Agostinho Barbalho a [ilegível] de obrar, e do que V.M., fizer neste particular me dará conta para a ter entendido. [Deus guarde a V.M.?]. Bahia Abril 4 de 1665. O Conde de Obidos.

E nesta forma se escreveu também aos Capitães das Capitanias de Cabo Frio, São Vicente e Paraíba.


Observação: 
Transcrevemos aqui apenas o texto das cartas relativas ao Espírito Santo.


---------
© 2017 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Maria Clara Medeiros Santos Neves [transcrição a partir do original], coordenadora do site ESTAÇÃO CAPIXABA, é museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada em Biblioteconomia pela UFMG, autora do projeto do Museu Vale e de diversas publicações. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui.)

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :