1724 / Cartas de matéria nova / Sobre ser falecido Antônio de Oliveira Madail, Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo, e ter provido ...

Compilações de diversas cartas do século XVIII relativas à Capitania do Espírito Santo - IX

Carta compilada, 29/03/1724. Acervo Arquivo Nacional.

1724 / Cartas de matéria nova / Sobre ser falecido Antônio de Oliveira Madail, Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo, e ter provido naquele Governo Dionísio Carvalho de Abreu.

Senhor. Faleceu Antônio de Oliveira Madail, Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo, e quis que a última ação da vida, se não separasse das mais desordens, que teve no seu governo, o qual deixou em legado ao Provedor, e Escrivão da Fazenda, que são os dois que por sua morte ficarão governando aquela Capitania.

A Câmara dela me escreveu mui sentida de que se não praticasse o Regimento, e o que sempre esteve em uso; porém que como das dúvidas poderiam resolver, ou resultar consequências prejudiciais ao serviço de Vossa Majestade, se resolvia recorrer à minha providência, para que eu determinasse o que fosse mais acertado.

Aquela Capitania, Senhor, se acha dividida em duas parcialidades fomentadas pelo Capitão-mor defunto; e por esta razão não deferi aos requerimentos de alguns dos seus moradores, em que pretendiam aquele emprego, enquanto V. Majestade o não dava, e havendo opositores tão pouco beneméritos, e capazes, achei que o mais digno era Dionísio de Carvalho de Abreu, a quem provi naquele governo, enquanto V. Majestade o não faz na pessoa que for servido.

A Real Pessoa de V. Majestade guarde Nosso Senhor como seus Vassalos havemos mister. Bahia Março 29 de 1724.

Vasco Fernandes César de Meneses.


---------
© 2017 Texto com direitos autorais em vigor. A utilização / divulgação sem prévia autorização dos detentores configura violação à lei de direitos autorais e desrespeito aos serviços de preparação para publicação.
---------

Maria Clara Medeiros Santos Neves [transcrição a partir do original], coordenadora do site ESTAÇÃO CAPIXABA, é museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada em Biblioteconomia pela UFMG, autora do projeto do Museu Vale e de diversas publicações. (Para obter mais informações sobre o autor e outros textos de sua autoria publicados neste site, clique aqui.)

Estação Capixaba

Estação Capixaba é o site voltado para a cultura, história e geografia do Espírito Santo e que busca resgatar, produzir, sistematizar, preservar e divulgar informações nessas áreas, sejam elas de autores locais ou não.

0 comentários :